Código Florestal: Valdir Raupp apresenta emenda que prevê moratória de 10 anos para desmatamento na Amazônia
Durante a discussão do substitutivo do senador Jorge Viana (PT-AC) ao que institui o novo Código Florestal (PLC 30/2011), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apresentou, emenda de Plenário, de autoria coletiva, que prevê moratória de 10 anos para concessão de novas autorizações para desmatamento de mata nativa na Amazônia.
- Por crer que a floresta vale mais em pé que deitada, reapresento emenda em Plenário, com apoio dos senadores Randolfe Rodrigues [PSOL-AP], Paulo Davim [PV-RN], Aloysio Nunes [PSDB-SP], Eduardo Braga [PMDB-AM], Pedro Simon [PMDB-RS], João Capiberibe [PSB-AP], Lindberg Farias [PT-RJ], Marinor Brito [PSOL-AP], Antonio Carlos Valadares [PSB-SE] e Lídice da Mata [PSB-BA] - anunciou.
Raupp considera um dos grandes méritos do projeto o respeito às singularidades regionais, com adequação às diferenças apresentadas por produtores na Amazônia, no Cerrado ou nos Pampas Gaúchos. Salientou também que a eficácia da lei dependerá da regulação em normas gerais e estaduais, que possibilitem fiscalização adequada.
- Se não forem respeitadas as perspectivas da União e dos estados, dificilmente teremos sucesso em aliar Justiça a necessidades econômicas. O que vale para a necessidade de fiscalização adequada, que é o objetivo maior da lei - sentenciou.
Mais informações a seguir
06/12/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valdir Raupp apresenta proposta de moratória no desmatamento da Amazônia
Valdir Raupp defende projeto que estabelece moratória de dez anos para desmatamento na Amazônia
Eduardo Braga defende emenda que institui moratória de 10 anos para desmatamento na Amazônia
Valdir Raupp comemora redução de desmatamento na Amazônia
Valdir Raupp defende projeto que suspende desmatamento na Amazônia Legal
Valdir Raupp: 'Não dá para chegar a dezembro sem mudar o Código Florestal'