Código Penal poderá prever novo tipo de crime sexual contra menor



Um novo tipo de crime está prestes a ser inserido no capítulo do Código Penal que trata dos crimes sexuais contra pessoa vulnerável. Trata-se do crime de induzir menor de 14 anos a praticar ato libidinoso, que poderá ser punido com pena de reclusão de dois a cinco anos. A proposta deverá ser colocada em votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa, nesta quarta-feira (9), seguindo então para a Câmara dos Deputados.

Essa iniciativa partiu de projeto de lei (PLS 537/07) do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), aperfeiçoado por substitutivo da senadora Kátia Abreu (DEM-TO). Na análise da matéria, a relatora argumentou que "o induzimento do menor de catorze à prática de ato libidinoso não se subsume em nenhum tipo penal, sendo necessário, então, suprir essa lacuna, o que fazemos por meio de substitutivo ao PLS nº 537, de 2007. Por meio dele, propomos acréscimo ao CP, com cominação de pena mais severa".

O PLS 537/07 tramita em conjunto com o PLS 105/06, do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e o PLS 689/07, de Serys Slhessarenko (PT-MT), ambos com parecer de Kátia Abreu pela rejeição.



07/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Código Penal pode prever crime de pirataria contra embarcação

NOVO CÓDIGO PENAL DEVE PREVER PENAS ALTERNATIVAS, DIZ CABRAL

Novo Código de Processo Civil poderá prever ação coletiva para processos semelhantes

Crime de feminicídio poderá ser incluído no Código Penal

Crime de desaparecimento forçado de pessoa poderá ser tipificado no Código Penal

Novo código penal pode tipificar como crime a prática de bullying