COL destaca avanço das arenas da Copa das Confederações



Com o início da instalação das peças do anel de compressão da cobertura, anunciado na quinta-feira (10), o Maracanã é mais uma das sedes da Copa das Confederações da Fifa Brasil 2013, que trabalha no ponto mais alto da obra. O Castelão, em Fortaleza (CE), o Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e a Fonte Nova, em Salvador (BA), também já iniciaram a fase de instalação do material necessário para a montagem da cobertura. As informações foram divulgadas pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo.

No caso do Maracanã, 60 peças servirão de sustentação para a cobertura. O projeto da cobertura do Castelão também exige a colocação de 60 pilares. No dia 2 de maio, os administradores da arena de Fortaleza anunciaram que metade dos pórticos de aço da cobertura haviam sido içados.

Desde outubro do ano passado, o Mineirão trabalha na colocação de discos no teto do estádio. A essas placas, serão acopladas as treliças de sustentação, que chegaram ao canteiro de obras este mês. As peças estão sendo montadas e serão içadas nas próximas semanas. O próximo passo será então a instalação de uma membrana translúcida e autolimpante a essas treliças tubulares de aço.

A instalação da cobertura da Arena Fonte Nova, prevista para este mês, foi iniciada em abril. Até o momento, três módulos de sustentação foram colocados no setor leste da arena. Toda a estrutura metálica e os cabos de aço necessários para a instalação da cobertura encontram-se no canteiro de obras.

O Estádio Nacional, em Brasília, também cresce verticalmente. A instalação das arquibancadas superiores no palco do jogo de abertura da Copa das Confederações da Fifa começou no último dia 27 de abril. Desde então, 20 operários trabalham içando as peças com o auxílio de um guindaste que suporta até 650 toneladas. As arquibancadas superiores do Estádio Nacional irão abrigar mais da metade da capacidade da arena: 39 mil das 70.064 pessoas.

A verticalização das obras dos estádios da Copa do Mundo da Fifa fez com que muitas das câmeras de monitoramento posicionadas nos estádios tivessem que ser mudadas de lugar. Se antes os arquitetos e engenheiros que da sede do COL acompanham o andamento dos projetos viam um plano aberto, agora as duas câmeras em cada arena ocupam posições mais altas ou foram focadas em determinadas partes das obras.

As arenas de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Rio de Janeiro já estão confirmadas como sedes da Copa das Confederações em 2013. Recife e Salvador esperam a confirmação da Fifa, que deve ocorrer até junho.

 

Fonte:
Portal da Copa



11/05/2012 18:35


Artigos Relacionados


Segurança da Copa das Confederações testará serviços para a Copa de 2014

Belo Horizonte receberá semifinais da Copa do Mundo e da Copa das Confederações

Fifa anuncia datas da Copa das Confederações e Copa de 2014

Obras das arenas da Copa ultrapassam 80% de conclusão

Quatro arenas da Copa terão narração audiodescritiva

Arenas da Copa 2014 terão certificação ambiental