Com a presença de Sarney, Rosa Weber toma posse no STF



Em cerimônia que contou com a presença do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a ex-ministra do Tribunal Superior do Trabalho Rosa Maria Weber tomou posse nesta segunda-feira (19) no Supremo Tribunal Federal (STF). A nova ministra teve seu nome aprovado pelo Senado na terça-feira (13), com 57 votos a favor, 14 contra e 1 abstenção. Ela é a terceira mulher a integrar a suprema corte brasileira.

Ministra do Tribunal Superior do Trabalho desde 2006, Rosa Maria Weber Candiota da Rosa foi indicada para o STF presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga de Ellen Gracie, que se aposentou em agosto. Ela é a segunda ministra que entra na Corte por indicação da presidente Dilma Rousseff - o primeiro foi Luiz Fux, que tomou posse em março deste ano.

Em entrevista à Agência Senado, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), que também compareceu à solenidade, destacou que o Senado fez o seu papel ao sabatinar a ministra e garantir que a corte esteja completa para a retomada dos trabalhos do Judiciário no próximo ano, em 1º de fevereiro.

- Sabatinamos a ministra e entregamos a Corte completa para julgar os processos que têm importância para o Brasil - disse o parlamentar.

A aprovação do nome de Rosa Weber vinha sendo cobrada nas últimas semanas pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Ele argumentava que a ausência do 11º ministro do STF estava dificultando a votação das ações que pedem a declaração de constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa.



19/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Márcio Fernando Elias Rosa toma posse como procurador-geral da Justiça de São Paulo

Aprovada indicação de Rosa Maria Weber ao STF

Temas polêmicos marcam sabatina de Rosa Weber ao STF

CCJ aprova indicação de Rosa Weber para o Supremo

Presidenta assina nomeação de Rosa Weber para ministra do STF

Rosa Weber vota pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa