Com apoio da Lei Rouanet, primeira sinagoga das Américas é modernizada



A Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, localizada no Bairro do Recife, no Recife, está finalizando a primeira etapa do processo de modernização, apoiado pelo Ministério da Cultura (MinC).

Conheça os bens brasileiros considerados Patrimônio Mundial Cultural.

Lei Rouanet possibilita aplicação de parte do Imposto de Renda em ações culturais

O chefe da Representação Regional Nordeste do MinC (RRNE/MinC), Fábio Henrique Lima, visitou o espaço na segunda-feira (9), acompanhado de seus assessores. Recebido pela coordenadora do Museu Sinagoga, Tânia Kaufman, pela assessora do Arquivo Histórico Judaico, Beatriz Schavartz, e pelo responsável pelo projeto arquitetônico, Bernardo Schavartz, o chefe da regional do MinC conheceu as instalações e as inovações já em funcionamento.

Através da Lei Rouanet, o Museu Sinagoga Kahal Zur Israel conseguiu autorização para captar cerca de R$ 2,5 milhões para realização da obra, que neste primeiro momento inclui instalação de plataforma hidráulica, cabos de TI, sistema de segurança, climatização, elevador, adaptação de banheiros para cadeirantes, além de revisão do sistema elétrico e pintura. Também estão previstos computadores para acesso ao acervo do museu, implantação de biblioteca, Núcleos de Pesquisa e Genealogia, de Turismo, de Tradições e Religião Judaica e de Artesanato.

Outra parte das novidades que estão sendo implementadas na sinagoga são a digitalização do banco de dados, com cerca de 200 obras. De acordo com Tânia, esse material compila referências encontradas sobre a presença judaica em Pernambuco. “Estamos ainda tentando viabilizar o cruzamento do banco de dados do museu com o do Colégio Israelita Moyses Chvarts, que tem cerca de 3 mil documentos no acervo”, informou a coordenadora da Kahal Zur Israel.

A partir desses melhoramentos, que deverão ser finalizados até o término deste ano, deverão ser ampliadas as ações educativas no museu. No primeiro piso do complexo, encontra-se um ambiente reconstituído da Sinagoga Kahal Zur Israel seguindo um projeto arquitetônico inspirado nas sinagogas sefarditas do século XVII. Nos primeiro e segundo piso, funciona o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco responsável pelas ações de musealização da sinagoga.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



11/04/2012 17:09


Artigos Relacionados


Maior morcego das Américas é coletado pela primeira vez no Pantanal

Equipe vistoria 600 projetos com apoio da Lei Rouanet

Ministro da Cultura pede apoio de Sarney à nova Lei Rouanet

Produtores culturais já podem inscrever as propostas para receber apoio da Lei Rouanet

Comissão aprova moção de apoio à inclusão de Cuba na Cúpula das Américas

Lei de Assistência Judicial Gratuita pode ser modernizada