Maior morcego das Américas é coletado pela primeira vez no Pantanal
O morcego-fantasma-grande (Vampyrum spectrum), o maior morcego das Américas, foi capturado na fazenda Nhumirim, da Embrapa Pantanal. É o primeiro exemplar deste animal coletado no Mato Grosso do Sul.
A captura foi divulgada pelos pesquisadores da Embrapa nesta segunda-feira (5). Trata-se de uma fêmea, que pesa 230 g e tem 1 m de envergadura. O animal coletado está na coleção de vertebrados da Embrapa Pantanal, servindo como documentação da distribuição geográfica.
Apesar no nome científico se referir a um vampiro, a espécie na verdade é carnívora, se alimentando principalmente de aves, roedores e até outros morcegos. “É uma espécie rara, mas com distribuição geográfica bem ampla, que vai do sul do México até o centro da América do Sul. Jamais havia sido coletada no Mato Grosso do Sul. Aliás, esse foi o registro mais ao sul da presença deste animal, e representa uma ampliação da sua distribuição geográfica”, afirmou o pesquisador Maurício Silveira, que capturou o animal.
Para Silveira, a presença do Vampyrum spectrum no Pantanal Sul pode ser um indicativo de boa qualidade ambiental. “Ele vive preferencialmente em ambientes florestais.”
Fonte:
Embrapa
06/04/2010 19:04
Artigos Relacionados
Encontrado no Pantanal o maior morcego das Américas
Ideli Salvatti comemora destaque obtido pela Petrobras como terceira maior empresa das Américas
Brasil sedia pela primeira vez a maior conferência mundial sobre defesa da concorrência
Com apoio da Lei Rouanet, primeira sinagoga das Américas é modernizada
Cidade paulista de Mauá tem maior bicicletário das Américas
Zoo SP recebe três exemplares do maior primata das Américas