Com cachoeiras e uma rica cultura, São Luiz do Paraitinga proporciona uma viagem única



Famosa pelos casarões, cidade se destaca pela área verde

Trilhas, cachoeiras, aventura, festas e muita diversão. Quem for a São Luiz do Paraitinga tem uma viagem única. Distante 180 Km da capital, a cidade possibilita um encontro com uma rica cultura emoldurada pelas serras do Vale do Paraíba.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Em 2010, uma enchente destruiu boa parte do município. Hoje, passados três anos, o cenário mudou e grande parte das construções está restaurada. Um dos símbolos de São Luiz do Paraitinga são os casarões, que em sua maioria são tombados pelo CONDEPHAAT. Entre os destaques está a casa onde nasceu o cientista Dr. Oswaldo Cruz, construída em 1.835.

LEIA TAMBÉM
Vale do Paraíba e Litoral Norte recebem R$ 45,6 mi para obras turísticas 

Ainda no centro da cidade, está localizada a Igreja Matriz, dedicada a São Luís de Tolosa. A construção, do século 19, é um dos principais pontos religiosos da região e atualmente encontra-se em processo de reconstrução.

Partindo para a área natural, o turista encontra na Pedra do Corcovado, um visual deslumbrante. O trajeto, de difícil acesso, é cercado por várias cachoeiras e piscinas naturais. Quando se chega ao topo, é possível observar as praias de Ubatuba e Caraguatatuba.

Outro ponto que permite um amplo contato com a natureza é a Trilha das 7 Cachoeiras. Situada na região mais montanhosa de Paraitinga em plena Serra do Mar, o local conta com cachoeiras de até 40m de altura e poços de águas cristalinas perfeitas para banho.

Agora se o assunto é aventura, uma boa dica é fazer rafting pelas águas limpas e agitadas do Rio Paraibuna. Cada bote comporta cinco pessoas mais um instrutor e é possível escolher roteiros com duas, quatro ou seis horas de duração.

São Luiz do Paraitinga também guarda uma rica cultura. A Congada é uma manifestação com influência africana que utiliza danças, cantos e instrumentos como pandeiros, reco-recos, cuícas, triângulos, apitos e sanfonas. Já a Festa do Divino é um dos principais eventos que procura reforçar a crença no sagrado. Durante meses, foliões percorrem as casas arrecadando prendas e convidando os moradores para os festejos.

Do Portal do Governo do Estado

 



05/24/2013


Artigos Relacionados


Governo continua investindo em São Luiz do Paraitinga

Reconstrução devolve vida a São Luiz do Paraitinga

São Luiz do Paraitinga espera recorde de público

Conselho tomba Centro Histórico de São Luiz do Paraitinga (SP)

DAEE cumpre cronograma de trabalho em São Luiz do Paraitinga

Dois anos após inundação, São Luiz do Paraitinga está 80% reconstruída