Com megatatuzão, Metrô avança nas obras da Linha 5-Lilás
O megatatuzão é o equipamento utilizado pelo Metrô de São Paulo, atualmente em operação na Linha 5-Lilás, para perfurar túneis por onde passarão os trens. O tatuzão tem 75 metros de comprimento, pesa 1.500 toneladas e utiliza 20 motores para funcionar
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- A ampliação da Linha 5-Lilás do Metrô está a todo vapor, com seis estações prontas. Serão mais 11,5 km de comprimento, em um total de 17 estações que vão ligar o Largo Treze à Chácara Klabin
- Para acelerar a escavação dos túneis, o Megatatuzão, começou a operar no trecho onde ficarão as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin
- O trabalho em equipe e o envolvimento de cada um dos 180 trabalhadores são fundamentais para as escavações do tatuzão
- Os operários se dividem em três turnos na obra, que funciona 24 horas por dia. Ao todo, 30 profissionais prestam apoio para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores
- A obra conta com diversos profissionais que garantem o avanço da construção da Linha 5-Lilás do Metrô
- Maria Aparecida é a força feminina na equipe de soldadores. Ela atua nas obras do Poço Bandeirantes, entre as futuras estações Eucaliptos e Campo Belo
- A obra possui rígidas normas de segurança para evitar acidentes
- Por dia, o Megatatuzão avançará em média 15 metros por baixo da terra. Nesta fase das obras, a máquina escavará 4.850 metros lineares
- O nome completo desse aparato de grandes proporções é Shield EPB (Earth Pressure Balanced). Em português, significa escavadeira de pressão balanceada de terra
- O Megatatuzão, que já tinha sido utilizado nas obras da Linha 4-Amarela, foi reconstruído. Além da troca de diversos itens, a carcaça e a cabeça de corte foram substituídas por peças novas trazidas também da Alemanha, e o diâmetro passou de 9,41 para 10,5
- Para dar suporte aos avanços iniciais da máquina, foi necessária a construção uma estrutura de apoio feita de aço, que fica bem rente ao Shield
- Dois grande tubos garantem a ventilação do interior da máquina e do túnel, além de uma esteira que transporta todo o material escavado pelo aparelho para um poço de lama
- Um trilho realiza o transporte dos anéis de concreto que sustentam o túnel do Metrô
10/25/2013
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