A ampliação da Linha 5-Lilás do Metrô está a todo vapor, com seis estações prontas. Serão mais 11,5 km de comprimento, em um total de 17 estações que vão ligar o Largo Treze à Chácara Klabin
Para acelerar a escavação dos túneis, o Megatatuzão, começou a operar no trecho onde ficarão as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin
O trabalho em equipe e o envolvimento de cada um dos 180 trabalhadores são fundamentais para as escavações do tatuzão
Os operários se dividem em três turnos na obra, que funciona 24 horas por dia. Ao todo, 30 profissionais prestam apoio para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores
A obra conta com diversos profissionais que garantem o avanço da construção da Linha 5-Lilás do Metrô
Maria Aparecida é a força feminina na equipe de soldadores. Ela atua nas obras do Poço Bandeirantes, entre as futuras estações Eucaliptos e Campo Belo
A obra possui rígidas normas de segurança para evitar acidentes
Por dia, o Megatatuzão avançará em média 15 metros por baixo da terra. Nesta fase das obras, a máquina escavará 4.850 metros lineares
O nome completo desse aparato de grandes proporções é Shield EPB (Earth Pressure Balanced). Em português, significa escavadeira de pressão balanceada de terra
O Megatatuzão, que já tinha sido utilizado nas obras da Linha 4-Amarela, foi reconstruído. Além da troca de diversos itens, a carcaça e a cabeça de corte foram substituídas por peças novas trazidas também da Alemanha, e o diâmetro passou de 9,41 para 10,5
Para dar suporte aos avanços iniciais da máquina, foi necessária a construção uma estrutura de apoio feita de aço, que fica bem rente ao Shield
Dois grande tubos garantem a ventilação do interior da máquina e do túnel, além de uma esteira que transporta todo o material escavado pelo aparelho para um poço de lama
Um trilho realiza o transporte dos anéis de concreto que sustentam o túnel do Metrô
O Megatatuzão tem paradas programadas para a manutenção preventiva, que inspeciona cada elemento e troca peças quando há necessidade
A estação Adolfo Pinheiro será a primeira a ser entregue. Quando concluída, a linha 5-Lilás deve transportar mais de 780 mil pessoas por dia