Comandante da Aeronáutica fala na quinta sobre novos caças para a FAB
O caça Grippen, que o Brasil comprará da Suécia
A recente decisão do governo de comprar 36 caças supersônicos suecos Gripen, para reequipar a Força Aérea Brasileira, será debatida na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em audiência pública interativa, na quinta-feira (27). Para falar do assunto foi convidado o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito.
As aeronaves de caça da Suécia são de múltiplo emprego e foram negociadas com compromisso de transferência de tecnologia necessária para a capacitação do parque industrial aeroespacial brasileiro. O preço total será de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023.
Os aviões escolhidos no chamado Projeto FX-2 visam à projeção internacional do Brasil e ao desenvolvimento nacional em áreas como a industrial, a econômica e a da ciência e tecnologia.
Requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) estabelece que a audiência pública para tratar do tema, com a presença do comandante da Aeronáutica, será feita em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
A audiência pública está marcada para as 10h, na sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa e tem caráter interativo. O internauta poderá participar com perguntas e comentários, que serão encaminhados aos senadores e ao convidado. Os questionamentos podem ser feito por telefone, pelo Alô Senado (0800 61 22 11) e pela internet no Portal e-Cidadania.
24/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comandante da Aeronáutica diz que Dilma tomará decisão sobre caças em 'curto prazo'
COMANDANTE DA AERONÁUTICA FALA À CAE SOBRE VENDA DE AÇÕES DA EMBRAER
Comandante da Aeronáutica presta esclarecimentos sobre orçamento da Força Aérea
ACM relata ao Plenário reunião com comandante da Aeronáutica sobre crise no setor aéreo
Saito falará a parlamentares sobre compra de novos caças para FAB
Comandante da Aeronáutica nega falta de repasses da Infraero para a FAB