Comandante diz acreditar na disposição do presidente Lula de reaparelhar o Exército
O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, afirmou nesta quinta-feira (17), em sessão especial destinada a comemorar o Dia do Exército, que o Orçamento dessa força armada, este ano, após descontingenciado, irá representar expressivo aumento comparado com os orçamentos dos anos anteriores.
- Cremos firmemente na disposição do senhor Presidente da República de promover o necessário reaparelhamento do Exército, com base na indústria de defesa nacional e apoiado na vanguarda tecnológica - declarou o comandante do Exército.
Esse reaparelhamento, disse o general, se dará a partir da apresentação da nova estratégia nacional de defesa, trabalho que está sendo levado a efeito sob a coordenação do. Ministério da Defesa.
- Entendo que o Exército brasileiro precisa estar à altura da estatura político-estratégica do país, nem maior nem menor. Acompanhamos com atenção a conjuntura vivida particularmente na América do Sul, daí o porquê da nossa preocupação, conforme expusemos nas Comissões de Defesa da Câmara e do Senado - disse o general.
A importância da valorização do militar é um assunto reconhecido pelo presidente da República, pelos parlamentares e pela sociedade brasileira. segundo o general Enzo. Ele também disse que está na expectativa de anúncio de medidas no sentido da valorização profissional dos militares.
O general afirmou que o Exército é uma instituição nacional permanente, apolítica e democrática. A principal função do Exército, decorrente da própria destinação constitucional, é a defesa da soberania nacional, lembrou. Por isso, o Exército precisa ter a capacidade de estar presente em qualquer ponto do território nacional.
- A par da sua missão principal, desenvolvemos múltiplas ações subsidiárias e de apoio ao desenvolvimento nacional. Agora, apoiando as vítimas das enchentes, o combate à dengue, a distribuição de água no Nordeste - citou o general.17/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Celso Amorim conhece novos equipamentos que vão reaparelhar o Exército
SENADO APROVA EMPRÉSTIMOS DE US$ 613 MILHÕES PARA REAPARELHAR EXÉRCITO
Governador concede a Ordem do Ipiranga ao comandante da região Sudeste do Exército
Governador concede a Ordem do Ipiranga ao comandante da região Sudeste do Exército
Comandante do Exército assegura que Inteligência respeita preceitos legais e éticos
Luiz Henrique defende comandante do Exército, investigado por suspeita de fraude