Combate ao preconceito será prioridade no mandato de Lídice da Mata




"Pretendo representar os negros e brancos, filhos e filhas dos orixás, os católicos, os evangélicos, os sem credo e os de todos os credos, todos os baianos de todas as cores e todos os santos". Em seu primeiro pronunciamento da tribuna do Plenário, a senadora Lídice da Mata (PSB - BA) falou sobre sua trajetória política e traçou um esboço de como pretende exercer o mandato. Ela declarou, por exemplo, que combaterá todas as formas de preconceito, seja por cor, credo, gênero ou orientação sexual.

A senadora pela Bahia antecipou que quando a reforma política estiver sendo debatida no Senado ela defenderá a aprovação de uma legislação que fortaleça a democracia e amplie a participação popular e da cidadania no poder político. Lídice da Mata acrescentou que proporá um maior controle da população sobre a gestão da coisa pública e combaterá a interferência do poder econômico sobre o processo eleitoral.

Na reforma tributária, prosseguiu Lídice da Mata, lutará por uma distribuição mais equânime dos recursos públicos entre os entes federados e também pela desoneração dos salários e do consumo popular. Ela revelou que votará pela taxação sobre as grandes fortunas e propriedades e trabalhará para encontrar soluções para problemas como o financiamento e o gerenciamento mais eficiente do Sistema Único de Saúde (SUS).

- Serei a voz da mulher na luta pela igualdade dos seus direitos, pelo fim da violência doméstica e da desigualdade de nossos salários. Apoiarei decisivamente a política da presidenta Dilma Rousseff pela construção de milhares de novas creches, capazes de oferecer segurança e um crescimento saudável aos filhos da mãe trabalhadora - afirmou Lídice da Mata.

Em aparte, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que o Senado ganhou em trabalho, heroísmo e idealismo com a eleição de Lídice da Mata. Ele destacou que a carreira política da senadora sempre foi pautada na luta em favor do social, no critério ético e na conduta honesta quando tratando dos negócios públicos. A eleição da primeira senadora pela Bahia, completou Valadares, "representou o grito de liberdade da mulher baiana".



16/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lídice da Mata pede políticas de combate à desertificação

Lídice da Mata destaca conquistas no combate ao racismo

Lídice da Mata pede reforço no combate a incêndios na Chapada Diamantina

Lídice da Mata destaca combate à violência contra crianças e adolescentes

Lídice da Mata ressalta importância do programa do governo de combate ao 'crack'

Lídice da Mata analisa políticas públicas para o combate à pobreza no semiárido nordestino