Começa acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família



O sistema de frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família está aberto para impressão de relatórios pelas secretarias municipais de Educação e envio às unidades de ensino. A partir de 1º de abril, o operador poderá fazer o registro da presença às aulas durante os meses de fevereiro e março. Essa é a primeira etapa do calendário de 2012.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) orienta os gestores municipais do programa de transferência de renda e as famílias atendidas para que a mudança de escolas, ocorrida no início do ano letivo, conste do Cadastro Único.

O prazo para registro dos dados no sistema do Ministério da Educação termina em 28 de abril. Para a família manter o benefício, os alunos de até 15 anos precisam assistir, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas.

Os beneficiários que tiverem índices abaixo dos exigidos recebem advertência, podem ter os valores suspensos e até serem retirados do programa, em casos de reiterados descumprimentos.

Os beneficiários do Bolsa Família também precisam manter em dia a agenda de saúde. Eles devem seguir as instruções do Ministério da Saúde e levar os filhos para que sejam vacinados, medidos e pesados nos postos municipais. A contrapartida das gestantes é fazer o pré-natal. Nesse caso, as informações são referentes ao monitoramento do primeiro semestre deste ano.

O prazo de acompanhamento da saúde termina no dia 29 de junho. O coordenador de Acompanhamento das Condicionalidades do MDS, Marcos Maia, alerta que a informação sobre pré-natal está sendo levada em consideração,para a concessão do benefício à gestante. “Quando o registro do pré-natal aparece no relatório parcial de saúde, enviamos a relação para a Caixa Econômica avaliar se a família se enquadra no critério para receber o novo benefício.” Desde dezembro de 2011, o MDS concede um benefício variável de R$ 32, durante nove meses, para gestantes, limitado a cinco por família.

O Bolsa Família transfere renda para 13,3 milhões de famílias em todo Brasil. O volume de recurso mensal destinado a essa parcela da população chega a R$ 1,5 bilhão. As contrapartidas nas áreas de saúde e educação estimulam o acesso aos serviços públicos e contribuem para aumentar os anos de estudos da futura geração. Os municípios, estados e os ministérios da Educação e Saúde são parceiros do MDS na gestão do programa.

Fonte:
Brasil Sem Miséria

 



21/03/2012 19:31


Artigos Relacionados


Começa registro da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família

Beneficiários do Bolsa Família têm frequência escolar positiva

Beneficiários do Bolsa Família têm frequência escolar acima da média

Mais de 94% dos beneficiários do Bolsa Família cumprem frequência escolar

Paim destaca freqüência escolar dos beneficiários do Bolsa-Família

Frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família tem melhor média em 2011