Paim destaca freqüência escolar dos beneficiários do Bolsa-Família



Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (17), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o trabalho de acompanhamento de freqüência escolar desenvolvido pelo programa Bolsa-Família, do governo federal. Citando dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paim afirmou que, nas escolas que enviam o índice de freqüência para controle, apenas 2,13% dos alunos tem freqüência inferior a 85% das aulas, o mínimo exigido pelo programa.

- A melhoria das condições de vida dessas famílias está ligada à educação de seus filhos. E isso é uma preocupação de todos nós - disse o senador, que elogiou outras exigências do Bolsa-Família, como a vacinação e o acompanhamento neo-natal obrigatórios.

Segundo outro estudo citado pelo senador, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Bolsa-Família foi responsável pela redução de 21% da desigualdade social. Paim classificou o programa como uma "referência internacional" para organizações como o Banco Mundial e o Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID).

- A pedido desses organismos, técnicos do ministério estão colaborando na elaboração de um projeto-piloto para atender cinco mil famílias em Gana - afirmou o senador, que também citou um programa similar que estaria sendo desenvolvido na cidade de Nova York.

Policiais

Paim também fez um apelo à governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, e ao secretário de Segurança Pública, José Francisco Marlon, para que recebam os líderes do movimento dos policiais militares do estado, que fizeram uma manifestação na terça-feira, em Porto Alegre. A categoria reivindica reajuste salarial e preenchimento de novas vagas, além de se posicionar contra alterações no plano de carreira. O senador definiu os salários desses profissionais como "os piores do país".



17/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Beneficiários do Bolsa Família têm frequência escolar positiva

Beneficiários do Bolsa Família têm frequência escolar acima da média

Começa registro da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família

Começa acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família

Mais de 94% dos beneficiários do Bolsa Família cumprem frequência escolar

Frequência escolar de beneficiários do Bolsa Família tem melhor média em 2011