Começa coleta de dados para mapear rede de atendimento social e assistencial do País



Começa nesta segunda-feira (24) a coleta de dados do Censo 2012 do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que mapeia anualmente, desde 2007, informações sobre a estrutura e os serviços prestados pela rede de assistência social do País, o que contribuiu para a qualificação do planejamento, acompanhamento e avaliação do sistema. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é o responsável por fazer o levantamento.

Este ano, o censo terá, pela primeira vez, questionários sobre unidades de acolhimento das redes pública e não governamental, que são responsáveis por acolher crianças, adolescentes, mulheres ou idosos vítimas de violência, abandono ou negligência. Os locais também são indicados para pessoas cujos vínculos familiares foram rompidos e que se encontram em situação de rua.

Segundo o MDS, além da estrutura física, dos recursos humanos e das atividades desenvolvidas pelas unidades, também serão mapeados a quantidade e o perfil das pessoas acolhidas.

 

Como proceder

Os questionários podem ser visualizados, impressos e preenchidos no link. Para preenchê-los, o responsável deve ter uma senha de acesso aos sistemas da Rede Suas, com perfil “cadsuas.município” ou “cadsuas.estado”. Caso seja identificado algum problema na senha, o gestor deve entrar em contato com o ministério no telefone 0800-707-2003.

O coordenador-geral de Serviços de Vigilância Social do MDS, Luís Otávio Farias, recomenda que, desde já, os gestores atualizem no Cadastro Nacional do Suas (CadSuas) todos os dados referentes aos trabalhadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e dos Centros POP, assim como dos conselheiros de assistência social, pois essas informações serão importadas automaticamente no momento de preenchimento dos respectivos questionários.

“É necessário realizar o cadastro dos novos trabalhadores e conselheiros e desvincular os antigos. Então, quanto antes o gestor atualizar o CadSuas, mais ágil será o preenchimento dos questionários”, afirma o coordenador.

Na primeira etapa da coleta de dados, os gestores municipais e estaduais devem preencher os questionários sobre as unidades de acolhimento, os Creas e os equipamentos voltados ao atendimento de pessoas em situação de rua, os Centros POP.

Em seguida, de forma escalonada, será aberta a coleta de informações sobre Cras, gestão estadual e municipal do Suas e conselhos estaduais e municipais de assistência social.

“A cada ano, o Censo Suas procura aumentar a abrangência e aprimorar os questionários para ter uma informação qualificada e precisa sobre a assistência social. É como um retrato que evolui com o tempo e melhora continuadamente”, avalia Farias.

Leia mais:

Mulheres do campo em situação de violência serão atendidas por unidades móveis

Recursos para gestão da assistência social alcançarão R$ 170 milhões em 2012

Gestores de assistência social devem observar prazos para repasse dos recursos de 2012

 

Fonte:
Agência Brasil
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



24/09/2012 19:06


Artigos Relacionados


Começa nesta quinta (1) coleta de dados para censo da rede assistencial

Coleta de dados para o Censo Escolar começa em 28 de maio

Caravana do Trabalho começa a coleta de dados

Inep inicia coleta de dados da educação básica em escolas de todo o País

Saúde cria mecanismos para agilizar atendimento na rede de emergência do País

Pesquisadores da USP criam rede virtual para mapear vírus