Começa debate sobre desafios da inovação no Brasil



Teve início audiência pública para discutir os "Desafios da Inovação no Brasil". Esse é o primeiro de um ciclo de debates organizados pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) sobre o tema "Jornada pela Inovação".

Serão realizados oito debates, um a cada mês, sobre assuntos diversos, que incluem ainda: "Inovação da Informação e Comunicação (TIC); Inovação, Biotecnologia, Fármacos e Complexo Industrial e Saúde; Inovação e Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás; Inovação e Energia (foco nas energias renováveis); Inovação e Cadeia Produtiva Aeroespacial; Inovação, Micro e Pequenas Empresas e Inclusão Social e, por último, Inovação Aplicada à Copa e às Olimpíadas.

Segundo justificam os senadores Eduardo Braga (PMDB-AM), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Gim Argello (PTB-DF) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), autores do requerimento para a realização do ciclo de debates, o atual governo elegeu a inovação como um dos alicerces da sustentabilidade do desenvolvimento brasileiro, caminho que também vem sendo trilhado pelos países desenvolvidos. Para isso, o Brasil necessita de "um marco regulatório moderno para a área de ciência, tecnologia e inovação, e o Congresso Nacional é o ambiente privilegiado para debater e aprimorar a legislação desta área".

Para a audiência desta quarta (25), foram convidados o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o pós-doutor Glauco Arbix; e o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o economista Rafael Lucchesi.

Mais informações a seguir



25/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDES debate desafios da educação profissional para a inovação

Revista aprofunda debate sobre inovação no Brasil, diz Braga

Simpósio debate os desafios das geociências no Brasil

Começa debate sobre a estrutura da polícia no Brasil

Começa debate sobre direitos humanos no Brasil

Começa debate sobre horário de transmissão da Voz do Brasil