Revista aprofunda debate sobre inovação no Brasil, diz Braga
A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) lançou nesta quarta-feira (12) o 12º número da revista Em Discussão!, sobre pesquisa científica, desenvolvimento e inovação no Brasil. Elaborada pela Secretaria de Comunicação do Senado (Secs), a revista faz um diagnóstico da área a partir dos debates realizados pela CCT com representantes do governo e especialistas no seminário “Caminhos da Inovação” e na audiência pública sobre o projeto de criação do novo código de ciência, tecnologia e inovação (PLS 619/11), ambos ocorridos entre maio e junho deste ano.
Autor do projeto do novo código, o presidente da CCT, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), ressaltou, no lançamento, a qualidade dos debates, que contaram com a participação de grandes nomes da ciência no Brasil e no mundo, como o físico Marcelo Gleiser e o neurocientista Miguel Nicolelis. As discussões estão registradas na revista.
Na avaliação do senador, publicações voltadas para o mercado raramente dão espaço para a reflexão mais profunda sobre ciência e tecnologia.
– Além da síntese dos debates, a revista ‘Em Discussão!’ traz importantes gráficos e mapas que fornecem subsídios para que possamos pensar a situação do Brasil hoje nesse campo e formular políticas para o setor – avaliou.
Ele destacou, em especial, os rankings internacionais, divulgados pela revista, que posicionam o Brasil em torno do 50º lugar em termos de competitividade, apesar de o país ser, atualmente, a sexta economia do mundo. Segundo Braga, os números mostram que o Brasil não pode depender apenas da produção e exportação de matéria-prima, como produtos agrícolas, minério e petróleo, as chamadas commodities.
– O Brasil de hoje precisa entregar ao futuro um país mais competitivo. Para isso, o setor privado também tem de investir mais em inovação. A revista revela que a China investiu fortemente em pesquisa e desenvolvimento a partir dos anos 2000. E isso faz a diferença hoje – argumentou.
O secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Elias, concordou que a revista põe em destaque um tema de extrema importância para o país. Em sua avaliação, o Brasil tem feito grandes esforços para superar as dificuldades nessa área, com iniciativas como o Plano Brasil Maior, que estabelece uma política industrial, tecnológica e de comércio exterior, e a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
– Estamos avançando em ciência e tecnologia. Isso nos coloca também no caminho da inovação. A fórmula mostra que mais conhecimento se traduz em mais competividade.
Divulgação
Os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Gim Argello (PTB-DF) destacaram o papel da revista, editada pela equipe do Jornal do Senado, como instrumento de divulgação das atividades da Casa.
– Mobilizando a elite pensante do país, o Senado busca informações para que possamos contribuir com o desenvolvimento do Brasil – afirmou Gim Argello, vice-presidente da CCT.
É o que pensa também o diretor da Secretaria de Comunicação do Senado, Fernando César Mesquita. Ele explicou que, das audiências públicas realizadas pelas comissões, por exemplo, participam especialistas que dão grandes contribuições para projetos no país.
– É preciso dar a conhecer isso à população – completou.
O editor-chefe da revista, João Carlos Teixeira, ressaltou que a revista procura divulgar assuntos relevantes, em linguagem leve e didática sem perder a densidade, de maneira a despertar, ao mesmo tempo, o interesse de especialistas e de leigos.
12/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Revista ligada a Harvard detalha debate do Fórum de Inovação Brasil
CCJ aprofunda debate sobre marco regulatório
Evento em Manaus aprofunda debate público sobre defesa nacional
Começa debate sobre desafios da inovação no Brasil
Revista 'Em Discussão!' mostra o debate sobre ampliação da banda larga no Brasil
Ministro e presidente da CCT apresentam revista sobre inovação