Começa mobilização contra Aids no Carnaval 2013



Com o slogan  “A vida é melhor sem Aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, órgãos de saúde pretendem chamar a atenção da população para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação sexual

 

Para reforçar a importância da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, em especial a Aids, durante o Carnaval 2013, o Ministério da Saúde lançou a campanha “A vida é melhor sem Aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, que pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação sexual.

As ações para divulgação da campanha começam nesta sexta-feira (8) na cidade de São Paulo, com a presença do ministro Alexandre Padilha. Além de participar da abertura oficial do Carnaval de São Paulo, Padilha também estará presente em ações que serão realizadas em Recife, Olinda, Salvador e Rio de Janeiro.

A campanha de carnaval deste ano, que tem como público alvo a população sexualmente ativa - dos 15 aos 49 anos -, dá ênfase a um novo conceito, com mensagens sobre a gravidade da doença. O filme mostra que a Aids não é como gripe e queimadura de sol, que podem ser curadas com tratamento médico e alerta que os cuidados com a saúde, no caso do HIV, exigem acompanhamento pelo resto da vida.

Pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde mostram uma redução no uso da camisinha em todas as faixas etárias, de 58% para 49% nas relações com parceiros casuais. “Mudar de tom é uma estratégia do governo para reverter a queda no uso da camisinha, principalmente no carnaval, período em que acontecem muitas relações casuais”, alertou Padilha.

As peças serão veículadas na TV, em anúncios em outdoor, busdoor e taxidoor. Também estarão em esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps (balões). Na rádio, serão três jingles - um em ritmo de axé, cantado por Carlinhos Brown, outro de samba e outro de frevo.