Começa o Revelando São Paulo, e a cidade já ganha ares de interior



Tropas de mulas, grupos de violeiros e a deliciosa comida da roça estão entre as atrações

O Programa Revelando São Paulo já virou tradição na cidade. De ano em ano, a capital pára durante o evento. Uma ocasião para valorizar, descobrir e resgatar a cultura das artes populares produzidas em diferentes regiões do Estado. Essas manifestações artísticas do interior poderão ser apreciadas entre os dias 12 e 21 de setembro, na capital, no Parque da Água Branca.

O 12º Festival de Cultura Paulista Tradicional reunirá mais de 200 municípios, cerca de 600 artesãos, o melhor da gastronomia e mais de 350 grupos de folclore. Haverá um pouco de tudo nos 150 estandes de artesanato e 80 estandes de culinária que estarão abertos durante todo o evento, que terá 210 municípios paulistas representados nas diversas atividades oferecidas.

A capital será invadida por 200 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 17 carros de bois, 40 grupos do Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de catira, 15 grupos de dança de São Gonçalo, 14 grupos de bonecões e cabeções, 40 Folias-de-Reis e Santa Cruz, fandangos e cururus, entre outros. Destaque para as cerimônias da Paz e da Evocação a Bom Jesus de Iguape, São Benedito, Santo Antônio e do Divino. Só no ano passado, o encontro atraiu mais de 1,5 milhão de visitantes.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida, reverenciada no Parque da Água Branca nesse período, chegará a São Paulo no dia 14 de setembro. Conduzida pelo Corpo de Bombeiros do Vale do Paraíba, ficará exposta no Memorial da América Latina para a Cerimônia da Paz, com a participação de diversos segmentos religiosos. Sairá em cortejo do Memorial para a abertura oficial no Parque da Água Branca. Somem-se a tudo isso a mesa farta, com receitas culinárias do tempo da vovó, o artesanato característico e as variadas apresentações folclóricas e artísticas.

Cultura de paz

O Revelando São Paulo é a reafirmação dos compromissos com a construção da cultura de paz e o respeito à diversidade, segundo seu idealizador, Toninho Macedo. O evento, produzido em diferentes regiões do Estado, é realizado pela Secretaria da Cultura em parceria com a Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura. Tem seis versões regionais – Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Alta Mogiana, Bauru, Ilha Solteira e Atibaia, todas no segundo semestre.

Maria das Graças Leocadio, da Agência Imprensa Oficial

(M.C.)



09/03/2008


Artigos Relacionados


Música caipira ganha mais espaço com o Revelando São Paulo

Com novidades, Revelando São Paulo começa hoje

Revelando São Paulo começa no Vale do Ribeira

Revelando São Paulo começa no Vale do Ribeira

Revelando São Paulo começa no Vale do Ribeira

Revelando São Paulo começa hoje na Capital