Começa reunião para ouvir o jornalista Glenn Greenwald
Começou há pouco a audiência pública da CPI da Espionagem destinada a ouvir o jornalista e advogado norte-americano Glenn Greenwald e seu companheiro, o estudante brasileiro David Miranda. Ambos residem no Rio de Janeiro.
O jornalista é o autor das denúncias de espionagem feita pela Agência Nacional de Segurança (NSA, no acrônimo em inglês), que teria atingido inclusive a presidente Dilma Rousseff.
Greenwald mora no Rio de Janeiro com seu companheiro. David Miranda foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, em 18 de agosto passado, quando embarcava para o Brasil. Foi interrogado por nove horas seguidas. As autoridades britânicas confiscaram seu telefone e os equipamentos de informática que trazia consigo. Foi libertado sem qualquer acusação.
A oitiva de Greenwald foi antecipada pela presidente da CPI, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em entrevista no último dia 9, antes da reunião que definiria a agenda de trabalhos da comissão. Na ocasião, a senadora não descartou a hipótese de integrantes da CPI irem à Rússia ouvir o americano Edward Snowden, técnico de informática que trabalhava para a Agência Central de Inteligência (CIA, no acrônimo em inglês) e fonte das denúncias publicadas por Greenwald. O governo russo concedeu asilo ao técnico, e a ida dos senadores a Moscou depende de autorização das autoridades daquele país.
Mais informações a seguir
09/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI da Espionagem vai ouvir Greenwald e autoridades brasileiras
CPI vai ouvir Greenwald, Petrobras e ANP já na próxima semana
Começa reunião para ouvir Henrique Meirelles
Começa reunião para ouvir primeiro depoimento da CPI do Cachoeira
Começa reunião da CPI das ONGs para ouvir ministro Jorge Hage
Começa reunião da CPI da Petrobras para ouvir atual secretário da Receita Federal