CPI vai ouvir Greenwald, Petrobras e ANP já na próxima semana
Terminou há pouco a reunião da CPI da Espionagem na qual o relator Ricardo Ferraço (PMDB-ES) apresentou as linhas gerais do plano de trabalho do colegiado. Os senadores também aprovaram requerimentos para ouvir os depoimentos de autoridades brasileiras sobre as denúncias de espionagem norte-americana no Brasil.
Os membros da CPI querem ouvir primeiro o jornalista Glenn Greenwald e representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Petrobras. Esses depoimentos podem ocorrer já na próxima semana, em reunião agendada para a terça-feira (17).
Greenwald é o jornalista responsável por divulgar dados secretos coletados pelo técnico Edward Snowden, ex-funcionário terceirizado da agência de segurança nacional dos Estados Unidos. Em entrevistas para veículos das Organizações Globo, Greenwald revelou que a presidente Dilma Rousseff e a estatal Petrobras foram alvos da espionagem.
Os membros da CPI querem ouvir representantes da ANP e da Petrobras antes do leilão para exploração do Campo de Libra, na Bacia de Santos, marcado para a primeira quinzena de outubro. Esse é um dos principais campos petrolíferos da camada pré-sal brasileira e tem potencial estimado entre 26 bilhões a 42 bilhões de barris de petróleo, cujo valor poderá ultrapassar US$ 1 trilhão. Os senadores querem saber se a lisura do leilão pode ter sido comprometida devido à espionagem.
Mais informações a seguir
10/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CPI da Espionagem vai ouvir Greenwald e autoridades brasileiras
Começa reunião para ouvir o jornalista Glenn Greenwald
CPI da Petrobras deve ouvir secretario da Receita Federal na próxima terça-feira
Subcomissão do Cinema vai ouvir ministro da Cultura na próxima semana
Conselho de Ética vai ouvir jornalistas da "Isto É" na próxima semana
CPI da Petrobras deve ser instalada na próxima semana