Começa sabatina de Zavascki na CCJ



VEJA MAIS

Começou há pouco reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) destinada a sabatinar o ministro Teori Zavascki, indicado no último dia 10 para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão é conduzida pelo presidente do colegiado, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

O relator da indicação na CCJ, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), já apresentou seu relatório, tendo concluído que Zavascki reúne os atributos constitucionais necessários para ocupar o cargo. O magistrado foi indicado para vaga deixada pelo ministro Cezar Peluso, que se aposentou compulsoriamente no início deste mês.

Após a arguição do indicado e a manifestação dos integrantes da CCJ, o nome de Teori Zavascki, se aprovado pelo colegiado, será submetido ao Plenário, que estará reunido extraordinariamente em esforço concentrado na terça e na quarta-feira (26).

Perfil

Natural de Faxinal dos Guedes (SC), Teori Albino Zavascki, de 64 anos, é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2003 e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem mestrado e doutorado em Direito Processual Civil pela mesma universidade.

Adiamento

Nesta segunda-feira (25), o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), anunciou a intenção da oposição de adiar a votação da indicação pela Casa. Em discurso no plenário, o tucano argumentou que a entrada de Zavascki nos próximos dias poderia atrasar o julgamento do mensalão e chegou a sugerir o adiamento da sabatina para a semana posterior às eleições municipais, que ocorrerão no dia 7 de outubro.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que Zavascki parece ser “um jurista da maior seriedade e competência”, mas ponderou que a pressa na análise da indicação pode levantar suspeitas sobre o processo.

O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta terça-feira (25) que a Casa está seguindo o procedimento normal na avaliação do nome de Teori Zavascki para o STF.

- Não há pressa. Ninguém falou comigo para que nós tomássemos a decisão de apressar a votação do ministro com outros objetivos. Está seguindo normalmente conforme manda o regimento – disse Sarney.

Mais informações a seguir



25/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ suspende sabatina de Zavascki

Alvaro Dias sugere adiamento da sabatina de Teori Zavascki

Ao ser indagado sobre mensalão, antes de sabatina, Zavascki fica em silêncio

Cristovam critica pressa para sabatina de Zavascki e sugere novo rito para escolha de ministro do STF

Começa sabatina de José Múcio na CAE

Começa sabatina de José Antonio Toffoli