COMEÇAM A SER AVALIADOS OS TEXTOS PARA O PRÊMIO CRUZ E SOUSA



A comissão de julgamento dos trabalhos que disputam o Prêmio Cruz e Sousa de Monografias, instituído em janeiro deste ano pelo Congresso Nacional, reúne-se amanhã (dia 26), às 14h, na sala 2 da Ala Nilo Coelho, para começar o exame dos 65 textos recebidos. Integram a comissão os senadores Abdias Nascimento (PDT-RJ), presidente, e Esperidião Amin (PPB-SC), o deputado Paulo Gouveia, o jornalista Gerardo Mello Mourão e o professor Iaponan Soares, secretário de Cultura de Santa Catarina.

Instituído no ano em que se celebra o centenário da morte de Cruz e Sousa e objetivando incentivar o debate sobre a importância da vida e obra do poeta, esse concurso de monografias foi organizado em duas categorias: estudantil - para alunos de graduação e pós-graduação - e geral, para poetas, escritores e interessados. O primeiro colocado em cada categoria receberá R$ 10 mil.

Quanto aos trabalhos classificados, do 2º ao 5º lugares, integrarão uma obra a ser publicada pelo Legislativo. Os autores dessas monografias receberão também diplomas com menções honrosas. Criado pelo Congresso mediante projeto de resolução de Abdias Nascimento e Esperidião Amin, o Prêmio Cruz e Sousa teve suas inscrições encerradas no dia 15 de maio. Até o dia 1º de junho, a comissão de julgamento deverá selecionar os trabalhos.



25/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


CONGRESSO RECEBE INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO CRUZ E SOUSA DE MONOGRAFIA

ANUNCIADOS VENCEDORES DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA

APROVADA INSTITUIÇÃO DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA

GERALDO MELO DESTACA PRÊMIO CRUZ E SOUSA

PRÊMIO CRUZ E SOUSA DE MONOGRAFIA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS

SENADO APROVA PROJETO QUE INSTITUI PRÊMIO CRUZ E SOUSA