APROVADA INSTITUIÇÃO DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA
O plenário do Senado acolheu hoje (dia 29) duas emendas feitas pela Câmara dos Deptuadosao projeto de resolução de autoria dos senadores Abdias do Nascimento (PDT-RJ) e Esperidião Amin (PPB-SC) que institui o Prêmio Cruz e Sousa, e que havia sidoaprovado pelo Senado em 10 de dezembro último. As modificações aprovadas garantem apoio administrativo da diretoria-geral do Senado ao Prêmio e cobertura financeira, pela Casa, das despesas decorrentes da resolução.
O Prêmio Cruz e Sousa será concedido a trabalhos alusivos à comemoração do centenário do poeta simbolista brasileiro, que será celebrado em março deste ano. O prazo para apresentação dos trabalhos junto à Mesa do Congresso Nacional encerra-se em 19 de março de 1998 e o prêmio será entregue em sessão convocada para esse fim. Pela resolução, será constituído um conselho para apreciar e selecionar os trabalhos, bem como para definir formato, regras e critérios de apresentação.
Em seu parecer favorável às emendas da Câmara, o senador Otoniel Machado (PMDB-GO) salientou, na Comissão de Educação, que a iniciativa do Congresso é oportuna, pois antecipa-se "às comemorações do centenário de morte daquele que foi o maior dos nossos poetas simbolistas".
A iniciativa também é relevante porque, na opinião do senador, é imperativo que os poderes constituídos tomem "a dianteira no processo de resgate das figuras importantes da nossa história e da nossa tradição política".
29/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
ANUNCIADOS VENCEDORES DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA
GERALDO MELO DESTACA PRÊMIO CRUZ E SOUSA
COMEÇAM A SER AVALIADOS OS TEXTOS PARA O PRÊMIO CRUZ E SOUSA
PRÊMIO CRUZ E SOUSA DE MONOGRAFIA ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS
SENADO APROVA PROJETO QUE INSTITUI PRÊMIO CRUZ E SOUSA
PROJETO DE ABDIAS E AMIN CRIA "PRÊMIO CRUZ E SOUSA"