Começou a circular o primeiro novo trem da Linha C, da CPTM
Composição de quatro vagões tem capacidade para 1,2 mil usuários
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) colocou em circulação, segunda-feira passada, o primeiro dos 99 trens novos previstos no Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos. A nova composição, equipada com o que há de mais moderno em acessibilidade e segurança, circula na Linha C-Esmeralda (Osasco – Autódromo).
Os investimentos do governo estadual neste setor têm o objetivo de transformar as linhas da CPTM em Metrô de superfície. Uma das medidas previstas nessa direção é a redução nos intervalos de chegada dos trens, nos horários de pico, para 4 e/ou 5 minutos.
Com capacidade para 1,2 mil usuários, a composição, de quatro vagões, foi construída no Brasil, com tecnologia de ponta. Além do design arrojado, a unidade dispõe de ar-condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente e vidros anti-raios ultravioleta, que proporcionam mais conforto aos passageiros.
Todas as medidas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o atendimento a pessoas com mobilidade reduzida foram incluídas no projeto. As composições têm sinais luminosos de abertura e de fechamento de portas, identificação dos carros em braile, assentos preferenciais, espaço para pessoas em cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e lado de abertura de portas, bem como pega-mão fotoluminescente para o caso de ausência de energia.
Quanto à segurança, o trem possui sistema de intercomunicação de emergência entre os usuários e o maquinista, além de sensor de descarrilamentos, que sinaliza ao condutor qualquer falha do gênero. O maquinista dispõe também de recursos adicionais, como sistema de monitoramento de falhas técnicas computadorizado que indica onde está o defeito e freios eletrônicos e antideslizantes, entre outros.
Operação assistida – Durante duas semanas, a composição circulará em regime chamado de operação assistida: às segundas, quartas e sextas-feiras, entre 10 e 15 horas (fora dos horários de pico). Esse procedimento é normal para trens novos. Após esse período, a composição será liberada para circular ao longo de toda a operação comercial, das 4 horas à meia-noite.
O Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, no valor de R$ 17 bilhões, é o maior investimento já realizado no setor. Além de melhorar as condições de conforto, rapidez e segurança aos usuários, o investimento em novos trens deverá trazer benefícios sociais, econômicos e ambientais para a região metropolitana de São Paulo. Estima-se que o plano de expansão permitirá a diminuição da poluição, do número de carros nas ruas, de horas perdidas e do total de acidentes no trânsito.
Novas estações
O trem entregue é o primeiro de um lote de 12 que reforçarão a frota da Linha C-Esmeralda em 2008. Com a inauguração das estações Grajaú e Interlagos, neste semestre, o ramal passará dos atuais 28,3 quilômetros para 32,8 quilômetros, o que dá continuidade à instalação da primeira linha de Metrô de superfície na capital.
Os 12 novos trens geram cerca de 800 empregos: 200 diretos e 600 indiretos. São fabricados pelo Consórcio Ferroviário Espanha/Brasil (Cofesbra), liderado pela Alstom do Brasil, com a participação da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) e Bombardier. O investimento total é de R$ 223,5 milhões.
Metas
• A transformação de 160 quilômetros das linhas da CPTM em Metrô de superfície. Com isso, a malha com qualidade de Metrô passará a ter mais de 240 quilômetros;
• Aumento do número de usuários transportados pelo sistema de transportes metropolitanos em 55%;
• Redução em 25% do tempo médio de viagem;
• Aumento de 24% na participação do sistema metroferroviário no total das viagens por transporte público.
Da CPTM
03/07/2008
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