Comércio e serviços são mapeados em todo País
O Atlas Nacional de Comércio e Serviços foi lançado, nesta quarta-feira (13), durante o Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbras 2013), que foi realizado em Brasília, entre os dias 12 e 13 deste mês.
O projeto traz uma apresentação geográfica dos indicadores de comércio e serviços, auxiliando os empreendedores na definição de investimentos e potenciais negócios nos municípios brasileiros.
Atualmente o setor de comércio e serviços é, não só na economia brasileira, mas na de quase todos os países desenvolvidos, o mais significativo do ponto de vista econômico e social por sua característica de representatividade do Produto Interno Bruto (PIB) como na geração de empregos formais.
No Brasil, a importância do setor é crescente com 70% de participação no PIB, e responsável por 80% dos empregos, incluindo aí o serviço público. O setor também é muito importante do ponto de vista econômico, pois é o elo de toda a cadeia produtiva.
A indústria, a agricultura e o agronegócio, por exemplo, são dependentes do setor terciário, tanto no aspecto da logística quanto no da distribuição e colocação do produto ao consumidor.
O Atlas é uma publicação da Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O documento é uma iniciativa prevista no Plano Brasil Maior (PBM 2011-2014) e alinhada ao Plano Plurianual (PPA 2012-2015) para a criação de um referencial público de informações econômicas sobre o setor terciário no País, a fim de orientar as políticas públicas e os investimentos privados. São 140 págnas, sendo 86 de mapas, dos quais 67 são inéditos.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
14/11/2013 10:28
Artigos Relacionados
Clubes Sociais Negros serão mapeados em todo o País
Vendas no comércio em todo o País crescem 4,1% em maio
Comércio e Serviços e Receita promovem simplificações no Siscoserv
Setores de serviços e comércio puxam a geração de empregos em 2011
Setor de comércio e serviços é o que mais gera emprego e renda
PARGA QUER COMÉRCIO E SERVIÇOS COMO BENEFICIÁRIOS DOS FUNDOS