Comissão aprova grupo de trabalho para viabilizar Projeto Copa Limpa



A Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC) aprovou, em audiência realizada nesta terça-feira (02) a criação de um grupo de trabalho para viabilizar o projeto "Copa Limpa", que prevê ações relacionadas à preservação ambiental durante os preparativos e a Copa do Mundo de 2014, que será sediada pelo Brasil. Esse grupo atuará em conjunto com o que já é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República - composto pelos ministérios do Meio Ambiente, Turismo, Esportes, Planejamento e Fazenda -, e terá o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

VEJA MAIS

O "Projeto Copa Limpa" prevê uma série de ações de sustentabilidade para a Copa de 2014. Entre elas, a utilização de energias alternativas, com ênfase na energia solar, a reutilização da água e a redução das emissões de gás carbônico nas obras de reconstrução, reforma e modernização dos estádios. O "Copa Limpa" também prevê coleta seletiva de lixo e implementação de projetos de saneamento básico. Estão também incluídas ações relacionadas à mobilidade urbana, por meio de melhoria dos transportes coletivos, à segurança pública e à qualificação de mão de obra voltada para o turismo.

A ideia, segundo a presidente da comissão, Ideli Salvatti (PT-SC), é que a Copa de 2014 tenha "uma marca diferenciadora, sustentável, limpa", o que, acredita, atrairá investidores estrangeiros.

Também foi aprovada reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, para apresentação do projeto. A comissão definiu ainda uma comitiva para visitar a Alemanha, para conhecer o método de planejamento e o uso de alternativas sustentáveis que foram utilizados na Copa do Mundo de 2006.

Ideli acatou sugestão do senador Romeu Tuma (PTB-SP), de reunir, na comissão, governadores e prefeitos das 12 capitais que irão sediar os jogos da Copa e definir estratégias de implementação do "Copa Limpa".

O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) sugeriu que o projeto de lei 81/08 sobre produção e comercialização de óleo vegetal para utilização como combustível no transporte coletivo seja agilizado pela comissão.

O senador Renato Casagrande (PSB-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), solicitou que cidades como Vitória e Florianópolis, preteridas na lista de capitais que sediarão os jogos, possam receber seleções, não ficando de fora das ações da Copa de 2014.

Cristina Vidigal / Agência Senado



02/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto Copa Limpa em debate na Comissão de Mudanças Climáticas

Ministério da Cultura cria grupo de trabalho para a Copa

Fifa e Comitê Organizador formam grupo de trabalho para melhorias na Copa

Grupo da AGU acompanha trabalho das câmaras temáticas de preparação para Copa do Mundo

Grupo de trabalho vai propor normas sustentáveis para Copa de 2014 e Rio 2016

Anvisa cria grupo para acompanhar trabalho para Copa de 2014 e Olimpíada de 2016