Comissão aprova isenção tributária para novas empresas de tecnologia
Novas empresas de tecnologia, as chamadas start-ups, deverão ficar isentas temporariamente de tributos federais. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 321/12, do senador José Agripino (DEM-RN), aprovado nesta terça-feira (1º) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A proposta cria o Sistema de Tratamento Especial a Novas Empresas de Tecnologia (SisTENET) e beneficia o setor com a isenção fiscal por dois anos, prorrogáveis por mais dois.
Após este prazo, os empreendedores poderão optar pelo enquadramento no Simples Nacional (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).
O relator senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou que a proposta se justifica pela necessidade de redução dos encargos tributários durante o período mais crítico para o estabelecimento das empresas do segmento, que é o início das atividades. Além disso, segundo ele, é indispensável o aumento da formalização das empresas do setor.
Walter Pinheiro acatou a proposta com as emendas aprovadas anteriormente na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). As emendas definem as empresas que podem se enquadrar no regime especial, o tipo de isenção (impostos federais) e período (dois primeiros anos).
Durante a discussão na CAE, os senadores foram unânimes em concordar com a iniciativa.
O PLS foi aprovado em caráter terminativo, por isso não vai a Plenário - a não ser que haja recurso para isto - e segue direto para a Câmara dos Deputados.
01/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão aprova quebra de sigilo de empresas de jogos e convoca vice-presidente de Tecnologia da Caixa
CAE aprova isenção tributária para ABL, ABI e IHGB
CE aprova isenção tributária para livros eletrônicos
CCT aprova isenção de impostos para microempresas de tecnologia da informação
CDH aprova isenção tributária para adaptações de carros usados por pessoas com deficiência
Comissão de Assuntos Econômicos aprova isenção do ISS para circos