Comissão de Assuntos Econômicos aprova isenção do ISS para circos



Projeto de lei complementar que exclui a atividade circense da incidência do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) foi aprovado nesta terça-feira (30) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

De autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), o PLS 120/2006 já tinha sido aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Agora, deve ser votado pelo Plenário do Senado.

Em sua justificativa, o autor argumenta que, desde a entrada em vigor da Lei Complementar 116/2003, que dispõe sobre o ISS e inclui os espetáculos circenses na incidência do imposto, a situação dos circos ficou mais grave.

Na defesa de seu projeto na CAE, Alvaro Dias homenageou a família Zanketini no Paraná. Segundo o senador, é uma família humilde, que se dedica à arte circense, e que enfrenta muitas dificuldades percorrendo o Brasil com seu circo.

- A família Zanketini é um exemplo de dedicação à arte circense e, ao aprovarmos esse projeto, dedico a essa família. Se eu pudesse dar um nome a esse projeto, denominaria de Projeto Zanketini – disse Dias.

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) elogiou o projeto e destacou a importância do circo na formação de artistas nacionais.

- Nós sabemos quão dura é a vida do circo, quão pobres são, em geral, os circos que frequentam as cidades do nosso país. E como é festiva a chegada do circo nos grotões mais esquecidos nessa pátria. Por outro lado, o circo tem sido local de formação de grandes artistas nacionais - afirmou o senador.

No relatório favorável ao projeto, lido pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF), afirma-se que, "embora as alíquotas do ISS sejam relativamente baixas, a eliminação da incidência tributária, mais do que um incentivo à atividade circense, representa remoção de mais um grande entrave ao seu exercício, já bastante difícil por si mesmo".

                                                     Profissão de Motorista

Na mesma reunião, a comissão aprovou requerimento do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) para realização de audiência pública sobre a lei que regulamenta a profissão de motorista (Lei 12.619/2012). O debate será feito em conjunto com a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e ainda não tem data marcada.

Entre os convidados, estão o diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Bastos; o procurador do Ministério Público do Trabalho em Tocantins, Adélio Justino Lucas; a diretora-geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal do Ministério da Justiça, Maria Alice Souza; e o presidente da Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga (ABTC), Jerônimo Rodrigues.



30/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Isenção de taxas bancárias para pessoas físicas será analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos

Comissão de Assuntos Econômicos aprova indicação de economista para diretoria do Banco Central

PROJETO DA CPI DOS BANCOS VAI PARA A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS

Aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos indicação para o CADE

Tebet convocará reunião da Comissão de Assuntos Econômicos para votar Lei de Falências

(Flash 16h53) - Covas aceita convite para falar na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado