Comissão aprova projeto que assegura exame de detecção precoce de tumores de mama no SUS
Proposta vai à Câmara dos Deputados
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (9), projeto de lei de autoria da Senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que inclui, entre as ações de saúde asseguradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a detecção de biomarcadores para tumores de mama e do trato genital feminino. A medida beneficia as mulheres com antecedentes pessoais ou familiares dessas doenças. A matéria recebeu decisão terminativa da comissão.
A proposta (PLS 158/09) altera a lei que dispõe sobre a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres do colo de útero e de mama, no âmbito do SUS (lei 11.664/08).
Na justificação da proposta, a autora informa que no Brasil 80% dos tumores de mama são descobertos em estágios avançados, ao contrário do que ocorre nos países desenvolvidos, onde os casos são detectados no início. No Brasil, ressaltou, a estimativa para 2008 e 2009 é que ocorram 49 mil novos casos de câncer de mama e de 19 mil de colo de útero. O câncer de mama, destacou ainda a senadora, é o que causa o maior número de óbitos, especialmente entre mulheres de 40 a 60 anos.
A relatora da matéria na CAS, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), observou que os oncologistas brasileiros informam que não existe no país um programa nacional capaz de detectar a doença precocemente. Maria do Carmo Alves destacou ainda que a descoberta tardia dificulta o tratamento, pois compromete sua eficácia, bem como as chances de sobrevida dos pacientes.
Iara Farias Borges / Agência Senado
09/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Campanha Outubro Rosa busca estimular detecção precoce do câncer de mama
Movimento Outubro Rosa faz mobilização pela detecção precoce do câncer de mama
Trabalhador poderá se afastar do emprego para realizar exame de detecção precoce de câncer
USP: Esponja brasileira contêm peptídeos que impedem crescimento de células de tumores de mama
Má gestão e falta de vontade política dificultam detecção do câncer de mama, dizem especialistas
Descoberta precoce aumenta chances de cura no câncer de mama