COMISSÃO CONJUNTA OPINA SOBRE CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS NO MERCOSUL



A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, presidida pelo senador Lúdio Coelho (PSDB-MS), opinou hoje (dia17) pelo arquivamento do projeto de lei nº 3.000/97, de autoria do deputado Basílio Villani, que autoriza os residentes nas cidades limítrofes aos estados integrantes do Mercosul a circular em território nacional com veículos emplacados nesses países. O projeto será analisado, agora, pelas comissões de Viação e Transportes, e de Constituição, Justiça e Redação da Câmara dos Deputados.

A decisão acompanhou o relatório do deputado Confúcio Moura. Ele considera que, apesar de se tratar de problema cotidiano na região do Mercosul, o projeto não deve ser analisado isoladamente pelo Brasil. O relatório sugere que a proposta seja encaminhada ao Grupo do Mercado Comum e ao subgrupo pertinente para ser avaliada, simultaneamente, pelos países membros do Mercosul.

- Seria melhor buscar uma solução conjunta com os países limítrofes através de negociações nos foros do Mercosul, garantindo a reciprocidade das medidas a serem adotadas - argumentou Confúcio Moura.

O deputado Paulo Bornhausen (PFL-SC), secretário-geral da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul,concordou com o relatório afirmandoque o Congresso Nacional não pode criar leis unilaterais para o mercado comum. "Não podemos tomar uma decisão isolada para um problema que envolve todos os países do Mercosul", acrescentou o deputado Germano Rigotto (PMDB-RS), secretário-geral adjunto da comissão.

PARAGUAI

O senador Lúdio Coelhoe os deputados Paulo Bornhausen, Germano Rigotto e Júlio Redecker (PPB-RS) comporão a representação brasileira que estará em Washington, entre os próximos dias 24 e 26 de março, participando de reunião da Comissão Parlamentar do Mercosul com parlamentares americanos.

O encontro, promovido pelo Congresso dos EUA, reunirá integrantes das comissões parlamentares dos países membros do Mercosul. A representação brasileira aproveitará a oportunidade para discutir a atual situação política do Paraguai e possíveis iniciativas a serem tomadas pelos países membros.

Segundo Lúdio, durante a reunião com o Parlamento americano serão discutidosassuntos comerciais referentes à região do Mercosul e à Área de Livre Comércio das Américas (Alca).



17/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO CONJUNTA DO MERCOSUL DISCUTE PROTOCOLO DE USHUAIA

Comissão conjunta do Mercosul realiza audiência pública na terça

COMISSÃO PARLAMENTAR CONJUNTA DO MERCOSUL DISCUTE TRÁFEGO AÉREO

Requião assume presidência da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul

Comissão do Mercosul e Parlamento Europeu lançam declaração conjunta

COMISSÃO PARLAMENTAR CONJUNTA DO MERCOSUL REÚNE-SE EM CAMPO GRANDE