Comissão do Mercosul e Parlamento Europeu lançam declaração conjunta



A Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM) e o Parlamento Europeu anunciaram nesta sexta-feira (17), em Madri, na Espanha, a criação da Assembléia Parlamentar Permanente (APP), que se destina a acompanhar a implementação de uma área de livre comércio entre os países que integram a União Européia e o Mercosul. Também foi aprovada a Declaração de Madri, uma carta de princípios que reafirma a necessidade de, em um mundo globalizado, os Parlamentos participarem ativamente, junto aos respectivos Executivos, dos acordos multilaterais que vierem a ser firmados.

Os parlamentares do Mercosul e da União Européia também lançaram um apelo formal à comunidade internacional para que ajude a Argentina a superar a crise econômica. Eles propuseram a criação de mecanismos de assistência e cooperação, por parte dos organismos multilaterais de crédito, para que a Argentina possa recuperar sua estabilidade. Além disso, os parlamentares manifestaram preocupação com a democracia na América Latina. Foi pedida uma maior atenção da comunidade internacional à Colômbia e à Venezuela.

Estiverem presentes à reunião em Madri parlamentares dos Parlamentos Andino, Centro-americano e Latino-americano. A CPCM está representada, em Madri, pelo seu presidente, senador Roberto Requião (PMDB-PR), e pelo senador José Jorge (PFL-PE). Também fazem parte da delegação os deputados Ney Lopes (PFL-RN), Vicente Caropreso (PSDB-SC), Paulo Gôuveia (PL-RS) e Osmar Serraglio (PMDB-PR).



17/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requião destaca importância do Mercosul em reunião do Parlamento Europeu

LÚDIO PARTICIPA DE REUNIÃO ENTRE O PARLAMENTO EUROPEU E O MERCOSUL

Declaração do fórum do Mercosul propõe decisão conjunta sobre a Alca

CPI da espionagem vota pedido de reunião com comissão do Parlamento Europeu

Comissão do Mersocul defende interesses brasileiros no Parlamento Europeu

Parlamento do Mercosul aprova declaração pelo fim do protecionismo agrícola