Comissão da crise de energia será prorrogada por mais 60 dias



Em reunião administrativa nesta terça-feira (dia 4), a comissão mista especial destinada a estudar as causas da crise de abastecimento de energia no país aprovou nove requerimentos. Entre eles, um que prorroga por mais 60 dias os trabalhos da comissão, cujo relatório final deveria ser apresentado pelo relator, senador Paulo Souto (PFL-BA), no próximo dia 29. O presidente da comissão, deputado Antônio Cambraia (PSDB-CE), explicou que a prorrogação acontecerá para que a extensa lista de convidados para audiências públicas possa ser ouvida.

Atendendo aos outros requerimentos, serão convidados especialistas e autoridades para falar sobre a crise de energia. O ministro-chefe da Casa Civil Pedro Parente, presidente do Comitê de Gestão da Crise de Energia Elétrica, falará sobre a inclusão, entre as prioridades do governo, de empreendimentos de co-geração a gás natural e sobre a revogação de decreto que oferecia salvaguarda ao interesse público no caso de racionamento de energia. Sobre esse último assunto, também deporão o ministro de Minas e Energia, José Jorge, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Francisco Gros. O ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e o diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Maurício Andrés, comparecerão à comissão para esclarecer o que os dois órgãos estão fazendo para ajudar o país a contornar a crise.

A comissão aprovou requerimentos convidando técnicos e especialistas para falar de temas como a geração de energia por biomassa de mamona no Nordeste e co-geração com uso de biomassa. Serão convidados representantes de agricultores para debater os efeitos da crise energética na agricultura irrigada, assim como o embaixador da Bolívia e o presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, para debater o real potencial das jazidas de gás natural da Bolívia. Os parlamentares decidirão ainda se representantes do Congresso irão aos Estados Unidos e ao Canadá para conhecer experiências desses países com usinas termelétricas e com a gestão pública de hidrelétricas ou se representantes dessas geradoras virão à comissão.

O deputado Antônio Cambraia informou ainda estar programada uma visita de membros da comissão às usinas de Tucuruí e Belo Monte, na região Norte, no próximo dia 13. Na reunião foi apresentado vídeo realizado pela TV Senado sobre visita feita por deputados e senadores à três usinas do Rio São Francisco - Sobradinho, Xingó e Paulo Afonso. No vídeo, o relator da comissão, senador Paulo Souto (PFL-BA), informou que vai propor em seu relatório alternativas para que seja reduzido o sacrifício de agricultores que dependem de irrigação.

04/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI dos Bingos será prorrogada por mais 60 dias

CPI do Banestado é prorrogada por mais 180 dias

Presença da Força Nacional no Entorno do Distrito Federal é prorrogada por mais 180 dias

Bolsa Estiagem será prorrogada por dois meses com pagamento de mais duas parcelas

Álvaro Dias fala à TV Senado sobre a crise de energia

Comissão que discute crise de energia tem prazo dilatado