COMISSÃO DA POBREZA VISITA ZONA DA MATA DE PERNAMBUCO



Deputados e senadores da Comissão Mista para Combate e Erradicação da Pobreza foram nesta segunda-feira (dia 11) à Zona da Mata de Pernambuco, uma das regiões mais pobres do Nordeste, onde 80% das famílias vivem como indigentes e o analfabetismo atinge 68% da população.
No final da tarde, os parlamentares participaram de uma audiência pública na assembléia legislativa do estado, em Recife, e nesta terça-feira (dia 12) irão conhecer o Sertão de Alagoas. Na Zona da Mata pernambucana, integrada por 56 municípios que vivem da produção de açúcar, há uma grande crise e, das 32 usinas, só 18 continuam funcionando. O desemprego atinge níveis altíssimos.
Os deputados e senadores visitaram três municípios da região. Em Escada, a usina da região faliu em 1991 e desde então seus ex-empregados vivem de recolher sucatas. Em Catende, a 140 quilômetros da capital pernambucana, a usina também faliu, mas os trabalhadores assumiram a sua administração e têm conseguido mantê-la em atividade. Os parlamentares foram ainda ao distrito de Campos Frios, na divisa com Alagoas, onde mais de seis mil pessoas vivem na miséria e, para 200 famílias, a única refeição do dia é um sopão distribuído pela prefeitura.
Depois de ouvir em Brasília dezenas de especialistas, religiosos e administradores sobre a pobreza no Brasil, os integrantes da CPI decidiram conhecer regiões carentes e recolher sugestões para seu relatório final.

11/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de parlamentares visita obras da Arena Pernambuco

CAE vota empréstimo para combate à pobreza em Pernambuco

JOSÉ JORGE APONTA SOLUÇÕES PARA A CRISE DA ZONA DA MATA

Ipea realiza debate sobre pobreza extrema em Pernambuco

Lídice da Mata analisa políticas públicas para o combate à pobreza no semiárido nordestino

NOVO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO VISITA ACM