Comissão de Economia busca soluções para combater o Cancro Cítrico no RS
A Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado João Fischer – Fixinha (PPB), reúne-se, na próxima quarta-feira (09), às 9h, no Country Tênis Clube, em São Sebastião do Caí. O encontro terá como tema a discussão e busca de alternativas ao combate do cancro cítrico, praga que está dizimando grande parte dos pomares, nos mais de 22 mil hectares utilizados para o plantio de citros, no Vale do Caí.
O deputado Fixinha, autor da proposta da reunião, destaca que a ameaça de erradicação dos os pomares, sem a devida indenização aos agricultores, deve ser tratada com a seriedade e urgência necessárias, da mesma forma que ocorreu com a questão da febre aftosa, no município de Jóia. No encontro, Fischer vai sugerir a criação de um fundo especial, com verbas do Ministério da Agricultura e Governo do Estado, visando indenizar os produtores, no caso de ser necessário o extermínio dos pomares e viveiros de mudas.
Na reunião, será apresentado um estudo realizado por cientistas do Instituto Agronômico do Paraná, que inseriram numa laranja, gene retirado da mosca varejeira, resultando numa fruta, imune a bactéria causadora do cancro cítrico. Atualmente, a praga provoca prejuízos anuais superiores a R$ 300 milhões no país.
Foram convidados para o encontro, Ministério da Agricultura, Secretaria da Agricultura, Embrapa, universidades, prefeitos, vereadores, secretários municipais, presidentes de sindicatos, associações de agricultores e empresários do setor.
05/02/2001
Artigos Relacionados
Comissão de Economia busca soluções para combater o Cancro Cítrico no RS
Economia busca soluções para o cancro cítrico
Comissão de Economia propõe fundo emergencial para combater o cancro cítrico
Ministro recebe pedido de recursos para combater o cancro cítrico
Ministro recebe pedido para combate ao cancro cítrico
Governo do Estado lança seguro agrícola com cobertura para cancro cítrico