Ministro recebe pedido para combate ao cancro cítrico
Em audiência realizada nesta segunda-feira (02), com o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, foi solicitada a liberação de recursos para constituição de um fundo emergencial de amparo aos agricultores atingidos pelo cancro cítrico, que só no Vale do Cai, representa 22 mil hectares plantados, proporciona 25 mil empregos diretos e movimenta anualmente R$ 110 milhões. O pedido foi entregue ao ministro pelo presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa, deputado João Fischer – Fixinha, acompanhado pelo presidente da Associação Montenegrina de Citricultores, Pedro Wollmann, do prefeito de São Sebastião do Caí, Leo Klein, prefeito de Montenegro, Ivan Zimmer e outras autoridades representativas do setor.
O deputado João Fischer considerou positiva a reunião. Segundo ele, Pratini de Moraes já determinou a sua assessoria que estude a viabilidade de liberar os recursos necessários para atender o pedido. “O ministro foi bastante receptivo e mostrou-se consciente dos problemas enfrentados pelos produtores gaúchos e em especial, do Vale do Caí” acrescentou. A criação deste fundo emergencial foi uma das definições da reunião da Comissão de Economia, realizada no último mês em São Sebastião do Caí, que contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas.
Para o deputado Fischer, são necessárias medidas emergenciais e imediatas. Alertou que a possível condenação dos pomares contaminados pelo cancro cítrico, no Vale do Caí, deve ser encarada como algo extremamente grave para a economia da região e do Estado. Entende, que “a erradicação dos pomares, prevista pela legislação federal, erradica também o produtor”.
Floricultura- Na audiência com os produtores do Vale do Caí, o deputado João Fischer recebeu, do ministro Pratini de Moraes, a informação de que o Ministério da Agricultura deverá anunciar, já nos próximos dias, a criação do programa especial de incentivo à floricultura, através da liberação de recursos a juros baixos, atendendo assim, uma antiga reivindicação de produtores, encaminhada pela Comissão de Economia e Desenvolvimento.
07/02/2001
Artigos Relacionados
Ministro recebe pedido de recursos para combater o cancro cítrico
Economia busca soluções para o cancro cítrico
Comissão de Economia busca soluções para combater o Cancro Cítrico no RS
Comissão de Economia busca soluções para combater o Cancro Cítrico no RS
Governo do Estado lança seguro agrícola com cobertura para cancro cítrico
Comissão de Economia propõe fundo emergencial para combater o cancro cítrico