Comissão de Educação aprova universidades federais em Itajubá e em São João Del Rei
As cidades mineiras de Itajubá e São João Del Rei deverão contar, em breve, com universidades federais. A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta terça-feira (27), pareceres favoráveis ao projeto que transforma em Universidade Federal a Escola Federal de Engenharia de Itajubá e ao que converte a Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei em Fundação Universidade Federal da cidade.
Os dois projetos, de autoria do Poder Executivo e já aprovados pela Câmara dos Deputados, serão agora examinados pelo Plenário. Durante a reunião da comissão, foram aprovados requerimentos de urgência para as duas propostas.
Relator do projeto de criação da Universidade Federal de Itajubá, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) disse que a iniciativa torna realidade um "velho e acalentado sonho dos mineiros, em particular do sul do estado". Ele recordou a resistência de técnicos do Ministério da Educação ao envio dos dois projetos ao Congresso Nacional, sob a alegação de que já existiria em Minas uma grande concentração de entidades de ensino superior. "Mas a aprovação das duas propostas é um passo decisivo para Minas", afirmou.
O senador Arlindo Porto (PTB-MG), relator da proposta de criação da Fundação Universidade Federal de São João Del Rei, lembrou que o ex-presidente eleito Tancredo Neves já se havia empenhado, sem sucesso, em favor da iniciativa. Em seu parecer, Arlindo observou que os cursos superiores em funcionamento na cidade são insuficientes para atender à demanda dos jovens por formação profissional.
Durante o debate, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse que ambos os projetos contribuirão para a democratização do ensino de terceiro grau. Por sua vez, Lindberg Cury (PFL-DF) elogiou a descentralização do ensino superior. Os jovens das cidades beneficiadas, observou, não precisarão mais mudar-se para a capital do estado para continuar os estudos. Na presidência dos trabalhos, o senador Moreira Mendes (PFL-RO) registrou a participação dos mineiros no desenvolvimento de Rondônia, estado que representa.
Por unanimidade, a CE aprovou, em caráter terminativo, projeto de lei do senador Mauro Miranda (PMDB-GO) que dá ao viaduto localizado no km 617 da rodovia BR-153, no município de Morrinhos (GO), o nome de "Viaduto Senador Taciano Gomes de Mello". Caso não seja apresentado recurso para votação em Plenário, o projeto seguirá diretamente para a Câmara.
Receberam pareceres favoráveis da comissão quatro projetos que permitem o funcionamento de emissoras de rádio. As duas primeiras beneficiadas são a Fundação Cultural Universidade de Franca (SP), para executar serviço de rádio FM, e a Rádio 31 de Março, para operar em ondas médias em Santa Cruz das Palmeiras (SP). As outras duas são as Associações Comunitárias de Louveira (SP) e de Aliança do Tocantins (TO), autorizadas a executar radiodifusão comunitária.
26/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Expansão de universidades federais é debatida na Comissão de Educação
Comissão de Educação aprova reserva de vagas em instituições federais tecnológicas
CCJ aprova cotas em universidades públicas federais
CCJ aprova projeto que beneficia servidores de universidades federais
Senado aprova criação de universidades federais no Pará, na Bahia e no Ceará
Cota de 50% em universidades federais para alunos de escolas públicas passa em comissão