Comissão de Educação da Assembléia encerra atividades lançando obras
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Giovani Cherini, do PDT, encerrou hoje suas atividades do ano lançando três publicações e outorgando 40 títulos de destaque para entidades e pessoas que colaboraram com os trabalhos nos últimos dois anos. A atividade de encerramento ocorreu no Espaço Osvaldo Aranha durante toda a tarde e contou com várias atrações como a apresentação do grupo Universitário de Tradicionalismo, o Coral da Escola Marechal Randon, o grupo Cazione D´Arte e o garoto Roger, tenor de 11 anos de idade da Escola Paula Soares.
Foram lançadas as obras INTELIGÊNCIA PRÁTICA = A EDUCAÇÃO DIFERENTE; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; E PARA COMPREENDER E APLICAR O FOLCLORE NA ESCOLA.
Quebrando o protocolo, o deputado Giovani Cherini, pediu as centenas de pessoas que participaram do ato a darem as mãos, simbolizando uma corrente em busca de uma educação mais digna e voltada para os princípios éticos e morais do ser humano. "Só desta forma, unidos, conseguiremos superar obstáculos e promover uma educação integrada família-sociedade-escola", mencionou. O deputado fez um relato das atividades do último ano, enfatizando os resultados obtidos pelas iniciativas da Comissão. O Espaço Osvaldo Aranha ficou pequeno para o número de pessoas que participaram do encerramento dos trabalhos. Vários deputados se dividiram entre a sessão plenária e a solenidade da comissão.
Comissão de Educação lança obra:
PARA COMPREENDER E
APLICAR O FOLCLORE NA ESCOLA
Como implementar o folclore em sala de aula? A resposta está no livro Para Compreender e Aplicar o Folclore na Escola, publicado pela Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa em parceria com a Comissão Gaúcha de Folclore. A obra faz uma abordagem conceitual sobre o que é o folclore, situa o leitor quanto a generalidades no que diz respeito ao folclore e à educação e informa sobre o campo de abrangência destes estudos.
Conforme o livro, a utilização do folclore nas escolas será sempre na base do aproveitamento das suas diferentes disciplinas, propiciando ao professor meios e modos para um ensino diversificado, pois, além de ser fator de fortalecimento da unidade regional e conscientização dos valores populares, o folclore atinge todas as áreas da atividade humana. Embora exista a lei estadual 8.734 instituindo o ensino de folclore na disciplina de Estudos Sociais, sua implementação não se concretizou por falta de uma política cultural e porque os professores não têm ao seu alcance a devida formação. Existe o esforço isolado das secretarias municipais para formar seus professores. O resultado são ótimos trabalhos durante o ano letivo. A maioria das escolas ensina danças regionais, incluindo aquelas das várias etnias formadoras do meio em que vivem, dramatizam folguetos, formam grupos instrumentais açorianos e portugueses, realizam oficinas para confecção de brinquedos com sucatas, entre outras atividades.
O presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Giovani Cherini, responsável pela publicação da obra, enfatiza que o folclore é uma das formas de representar e expressar a identidade de um povo e para que a memória das gerações sempre esteja presente é preciso aplicar o folclore na escola. O livro lançado pela Comissão, segundo ele, é uma forma de contribuir para que o processo se amplie e se torne efetivo no Rio Grande do Sul.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A obra em forma de separata mostra o trabalho da APAMAR, uma ONG que tem lutado pela preservação do ecossistema na região Metropolitana e Litoral. Os efeitos do desmatamento às margens dos rios e os depósitos de lixo urbano são exemplos da destruição do meio ambiente que servem de alerta.
DESTAQUES
Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia
Destaque na área de Educação
Dante Augusto Couto Barone
Associação dos Supervisores do Estado do Rio Grande do Sul
Isete Maria Lupatini
Carmem Rotta
Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco
Associação Pró-Ortografia Independente
Conselho estadual de Educação
Zélia Villarinho
Associação dos Orientadores Escolares
Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul - Sescoop
Sindicato dos Técnicos Agrícolas do RS
Associação de Proteção às Matas Ripárias
Associação Círculo de Pais e Mestres
Escola Técnica de Agricultura
Superintendência da Educação Profissional do Estado
Centro dos Professores do Estado - Cpers/Sindicato
Cooperativa Central de Crédito do Estado
Escola Técnica Parobé
Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola
Destaque na área da Cultura
Grupo Canzoni D' Arte
Fundação Municipal de Artes de Montenegro
Clube dos Editores
Movimento Tradicionalista Gaúcho
Associação dos Festivais de Música do Estado
Grupo Universitário de Tradição do Estado
Comissão Gaúcha de Folclore
Câmara Rio-grandense do Livro
Antônio Augusto Fagundes
Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
Destaque na área da Educação e Cultura
União Gaúcha de Estudantes
Tânia Kirst
Deputado Jorge Gobbi
Destaque na área do Desporto
Associação Gaúcha de Entidades Esportiva e Administradores de Bingo
Departamento de Desporto do Estado do Rio Grande do Sul
Destaque na área de Ciência e Tecnologia
Álvaro de Almeida
Projeto Mamona
Paulo Fernando Costa
Eduardo Cassel
Instituto Nacional de Inventores
12/12/2000
Artigos Relacionados
Comissão de Educação da Assembléia lança três obras e encerra atividades
Comissão de Educação encerra atividades com aprovação de 163 matérias
Comissão do Cooperativismo encerra atividades hoje
Semiárido em Foco encerra o ano com mais de 35 atividades realizadas
CAE encerra atividades do ano com a aprovação de cinco operações de crédito externo
Zambiasi faz prestação de contas e evento Natal da Paz encerra atividades do ano