Comissão de Educação da Assembléia lança três obras e encerra atividades



A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Giovani Cherini, do PDT, faz o lançamento de três publicações, na terça-feira, dia 12. O evento, programado para começar às 14 horas, marcará o encerramento das atividades da gestão 1999/2000. Serão lançados os trabalhos INTELIGÊNCIA PRÁTICA = A EDUCAÇÃO ?; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; PARA COMPREENDER E APLICAR O FOLCLORE NA ESCOLA. Uma série de apresentações estão programadas para a tarde: Grupo Universitário de Tradicionalismo, Coral da Escola Marechal Randon, grupo Cazione D´Arte e o garoto Roger, tenor de 11 anos de idade da Escola Estadual Paula Soares. A Comissão de Educação entregará diplomas para entidades e pessoas colaboradoras. INTELIGÊNCIA PRÁTICA = A EDUCAÇÃO ? Esta obra promete ser uma das mais revolucionárias no processo de transformação do ensino gaúcho. Resultado de meses de pesquisa e fruto de uma síntese de todas as abordagens feitas pela Comissão, Inteligência Prática igual a Educação diferente, reúne métodos alternativos de ensino, já aplicados em diversas escolas do Estado. Entre eles, a aplicação de Reike para tranqüilizar crianças, experiência adotada em Três Coroas e a Biodança desenvolvida com alunos e professores em Espumoso. Outras tantas iniciativas estão contempladas e resultaram num trabalho de quase 400 páginas que será distribuído para todas as escolas gaúchas. EDUCAÇÃO AMBIENTAL A obra em forma de separata mostra o trabalho da APAMAR, uma ONG que tem lutado pela preservação do ecossistema na região Metropolitana e Litoral. Os efeitos do desmatamento às margens dos rios e os depósitos de lixo urbano são exemplos da destruição do meio ambiente que servem de alerta. PARA COMPREENDER E APLICAR O FOLCLORE NA ESCOLA Como implementar o folclore em sala de aula, se a disciplina não está regulamentada? Esta resposta foi dada por um grupo de pessoas interessadas no tema. A doutora Rose Marie Reis Garcia, presidente da Comissão Gaúcha de Folclore defendeu tese a respeito e fez a organização do trabalho que ora a Comissão de Educação está publicando. O estudo conclui que é perfeitamente possível aliar disciplinas curriculares com o conhecimento de folclore.

12/08/2000


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