Comissão de Educação debate exame de proficiência para Medicina e Odontologia



A Comissão de Educação (CE) realiza, nesta terça-feira (30), a partir das 10h, audiência pública para instruir projetos dos senadores Tião Viana (PT-AC) e Serys Slhessarenko (PT-MT) que exigem exame de proficiência como requisito indispensável para o exercício da Medicina e da Odontologia.

Entre os convidados para esse debate estão os secretários de Ensino Superior do Ministério de Educação, Ronaldo Mota, e do Conselho Federal de Odontologia, Marcos Luís Macedo de Santana; o diretor da Associação Médica Brasileira Elias Fernando Miziara; o corregedor-adjunto do Conselho Federal de Medicina, José Fernando Maia Vinagre; e a chefe da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores, a diplomata Almerinda de Freitas Carvalho.

Projetos

O senador Tião Viana apresentou o projeto de lei para exigir que o profissional só obtenha sua inscrição em Conselho Regional de Medicina e seja autorizado a exercer a profissão depois de ser aprovado no Exame Nacional de Proficiência em Medicina, a ser organizado pelo Conselho Federal de Medicina e oferecido pelo menos uma vez ao ano a todos os portadores de diploma de graduação em Medicina.

Pelo projeto (PLS 217/04), os serviços públicos que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) constituem campo de prática para a realização das provas do Exame de Proficiência em Medicina, mediante normas específicas elaboradas, conjuntamente, pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

A senadora Serys Slhessarenko também apresentou projeto de lei para exigir que, para a obtenção de registro profissional junto aos Conselhos Regionais de Medicina, os médicos sejam aprovados em exame de proficiência destinado a comprovar nível de conhecimento indispensável para o exercício da profissão.

Pelo projeto de Serys (PLS 102/06), também os cirurgiões-dentistas deverão ser aprovados em exame de proficiência antes de obterem registro junto aos Conselhos Regionais de Odontologia para o exercício da profissão.



29/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova proposta que institui exame de proficiência em Medicina

Exame de proficiência em Medicina poderá ser debatido

Na pauta da CE, proposta que institui exame de proficiência em Medicina

Debatedores divergem sobre exame de proficiência na medicina

Exame de proficiência em medicina será tema de audiência pública

Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica está em debate na Comissão de Educação