Exame de proficiência em medicina será tema de audiência pública
A criação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina, como condição para o exercício da profissão no país, será debatida em audiência pública conjunta das Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Assuntos Sociais (CAS), em data ainda a ser marcada. Requerimento com esse objetivo, apresentado pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO), foi aprovado nesta terça-feira (26) pela CE.
O estabelecimento do exame de proficiência está previsto no Projeto de Lei do Senado (PLS 217/04) de autoria do então senador Tião Viana. Arquivado ao final da última legislatura e desarquivado em 2011, a pedido do senador Aníbal Diniz (PT-AC), o projeto foi redistribuído em 9 de maio a seu novo relator na CE, Cyro Miranda.
Ao defender o requerimento para a realização da audiência, o relator recordou a necessidade de se promover um debate com os representantes dos médicos.
- Como esse projeto é da maior importância para as associações médicas, achei por bem ouvi-las para formar uma opinião mais segura quanto ao relatório – afirmou Miranda.
Bauru
A CE rejeitou – por recomendação da relatora, senadora Ana Rita (PT-ES) – o substitutivo da Câmara dos Deputados ao PLS 181/04, que modifica a denominação do aeroporto de Bauru (SP). O substitutivo previa o nome de Aeroporto Internacional de Bauru – Comandante João Ribeiro de Barros.
Em seu voto contrário, a relatora lembrou que cabe à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelecer a categoria de aeroporto internacional. Por isso, prevaleceu na votação a redação original do projeto, que se refere ao nome de Aeroporto de Bauru – Comandante João Ribeiro de Barros.
Na mesma reunião, foi aprovado requerimento dos senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Paulo Bauer (PSDB-SC) para que a CE apoie a realização em Curitiba, em julho, do terceiro Congresso de Cultura e Educação para a Integração da América Latina (Cepial).
Retirados de pauta
A pedido dos relatores, foram retirados de pauta o PLS 696/11, que determina a obrigatoriedade da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelos concluintes do ensino de segundo grau, e o PLS 525/09, que institui “condições mínimas para a construção, adequação e equipamento pedagógico de estabelecimentos escolares de educação básica”.
Os demais itens terminativos da pauta da comissão não foram colocados em votação por falta do quórum necessário para a sua votação.
26/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Exame de proficiência em Medicina poderá ser debatido
Na pauta da CE, proposta que institui exame de proficiência em Medicina
Debatedores divergem sobre exame de proficiência na medicina
Comissão aprova proposta que institui exame de proficiência em Medicina
Comissão de Educação debate exame de proficiência para Medicina e Odontologia
Exame de proficiência para novos médicos é debatido em audiência