Comissão de Gestão de Florestas Públicas reuniu propostas para melhoria do manejo florestal



Com o objetivo de buscar normas para facilitar o manejo florestal em unidades de conservação e assentamentos, a Comissão de Gestão de Florestas Públicas reuniu na última quarta-feira (28), em Brasília, integrantes do governo e de movimentos sociais, setor privado e sociedade civil.

 

A extração de madeira e outros produtos da floresta como óleos, sementes e cipós é uma fonte de renda para os ribeirinhos, indígenas, quilombolas e agricultores familiares, mas para que a atividade ganhe impulso, há a necessidade de se adequar e criar normas que regulam o manejo.

 

"A sociedade exige hoje que as normas sejam simples, transparentes e menos burocratizadas e que os órgãos sejam capazes de atender às demandas dos comunitários em relação ao manejo florestal", diz o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Hummel.

 

Segundo explicou, entre as questões que requerem debate estão as parcerias entre agricultores familiares da reforma agrária e empresas voltadas à extração de produtos madeireiros dentro de assentamentos, e as regras sobre o uso das unidades de conservação, a exemplo de reservas extrativistas, florestas nacionais e reservas de desenvolvimento sustentável por essas comunidades.

 

Os representantes irão rever a instrução normativa que trata de manejo em assentamentos, segundo afirmou o representante do Grupo de Trabalho Amazônico e do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e para o Desenvolvimento, Rubens Gomes.

 

O manejo florestal bem estruturado é capaz de dar outra perspectiva a comunidades na Amazônia, segundo Gomes. Os moradores da Reserva Extrativista do Médio Juruá, no Amazonas, por exemplo, produzem óleo de copaíba, borracha e farinha de mandioca dentro da unidade de conservação, e os vendem diretamente para os clientes, sem atravessadores, o que melhorou as condições da comunidade.

 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



06/08/2010 22:49


Artigos Relacionados


Serviço Florestal Brasileiro apresenta seu primeiro relatório sobre gestão de florestas públicas

CMA quer esclarecer dúvidas sobre gestão de florestas públicas em 2008

Inmetro e Serviço Florestal Brasileiro vão avaliar concessões de florestas públicas

João Pedro requer comissão externa para conhecer exemplos de manejo florestal sustentável na Amazônia

Comissão de Meio Ambiente debate impactos do novo Código Florestal sobre florestas

Serviço Florestal Brasileiro firma contratos para manejo florestal no Pará