CMA quer esclarecer dúvidas sobre gestão de florestas públicas em 2008



Após analisar o Relatório de Gestão de Florestas Públicas de 2008, o senador Gilberto Goellner (DEM-MT) recomendou o envio de requerimento de informações ao Ministério do Meio Ambiente, aprovado, nesta terça-feira (4), pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Apesar de reconhecer que a gestão de florestas tem seguido as recomendações legais, o parlamentar quer esclarecer aspectos que suscitaram dúvidas nesse relatório.

Um dos questionamentos refere-se à comercialização de madeira por R$ 2,72 o metro cúbico, valor apontado como bem abaixo do cobrado nos mercados nacional e internacional. Outro aspecto negativo assinalado diz respeito à aprovação de apenas quatro dos dez planos de manejo apresentados no período.

Dois requerimentos apresentados pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também foram votados pela comissão. Um deles pede a extinção da Subcomissão Temporária para Acompanhar a Crise Ambiental na Amazônia, cujo prazo de funcionamento já havia se esgotado. O outro solicita a criação de uma subcomissão temporária no âmbito da CMA para acompanhar a execução das obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Os senadores Jefferson Praia (PDT-AM), Marisa Serrano (PSDB-MS), Inácio Arruda (PC do B- CE), César Borges (PR-BA) e Renato Casagrande (PSB-ES) consideraram esse acompanhamento necessário.

A CMA também acolheu pareceres pelo conhecimento da matéria e arquivamento de quatro avisos relativos a auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União. Enquanto o Aviso nº 81/09 trata do acompanhamento de operação de crédito contratada entre o município de Belford Roxo (RJ) e o Banco Iteramericano de Desenvolvimento (BID) no valor de R$ 13,2 milhões, avalizada pela União e autorizada pela Resolução do Senado nº 27/08, os Avisos nºs 322/06, 43/08 e 11/09 dizem respeito a inspeção em convênios celebrados entre a União as seguintes entidades: Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca), Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab) e Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa de Reforma Agrária (Iterra).



04/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serviço Florestal Brasileiro apresenta seu primeiro relatório sobre gestão de florestas públicas

Mozarildo quer audiências públicas para esclarecer senadores sobre clonagem

Comissão de Gestão de Florestas Públicas reuniu propostas para melhoria do manejo florestal

Ao apresentar relatório sobre florestas públicas, diretor diz que Ibama coíbe fraudes

Mercadante diz que Meirelles e Casseb "saberão esclarecer dúvidas"

Previdência oferece novo serviço para esclarecer dúvidas