Comissão de Mudanças Climáticas debate Programa Antártico Brasileiro
A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realiza audiência pública na próxima quarta-feira (19), às 14h, para divulgar e debater o Programa Antártico Brasileiro (Proantar), especialmente no que se refere ao monitoramento e acompanhamento das mudanças climáticas no continente antártico e seus impactos no território brasileiro.
Na última reunião da CMMC, na semana passada, o presidente do colegiado e autor do requerimento de convocação da reunião, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), relatou a visita que fez, a convite da Marinha brasileira, ao continente antártico.
De acordo com Sérgio Souza, a península antártica, que avança em direção ao continente sul-americano, tem sofrido fortes efeitos do aquecimento global. Ele ressaltou, porém, que o restante do continente está relativamente bem preservado.
Segundo o senador, caso a maior parte da camada de gelo da antártica ocidental venha a se derreter, devido a uma elevação de 5 graus Celsius da temperatura da água, o nível do mar pode subir em até sete metros, provocando grandes inundações ao redor de todo o globo.
Para participar da audiência foram convidados representantes da Marinha do Brasil, do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, mas ainda não houve confirmação dos participantes.
14/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão debate Programa Antártico Brasileiro e monitoramento do clima no Pólo Sul
Comissão de Mudanças Climáticas debate desastres naturais
Carlos Minc participará de debate na Comissão de Mudanças Climáticas
Projeto Copa Limpa em debate na Comissão de Mudanças Climáticas
Comissão debate resultados de projetos sobre mudanças climáticas
Comissão de Mudanças Climáticas debate emissão de gases de efeito estufa