Comissão de Mudanças Climáticas debate emissão de gases de efeito estufa



Representantes dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente participarão de audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMCC) para debater os temas "Inventários de emissões de gases de efeito estufa" e "Validação de MDL no Brasil, regulamentação de mercado de carbono". A reunião está marcada para a próxima terça-feira (20), às 14h30.

VEJA MAIS

O objetivo é esclarecer a posição que o Brasil levará para a 15ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU). A COP-15 será realizada em dezembro, na Dinamarca (Copenhague). Os 193 países-membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima vão definir uma agenda global de ações para controlar o aquecimento do planeta.

Inventário de efeito estufa é uma ferramenta utilizada na gestão das emissões de gases que provocam o efeito estufa. O Ministério da Ciência e Tecnologia está coordenando a elaboração do novo Inventário Nacional das Emissões de Gases de Efeito Estufa.

O Brasil é país da América Latina que mais tem projetos que envolvem medidas de redução das emissões de gases de efeito estufa. O MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) foi estabelecido pelo Protocolo de Kyoto com o objetivo de permitir a implantação de projetos que envolvam medidas de redução das emissões de gases de efeito estufa.

A audiência pública foi requerida pelos deputados José Guimarães (PT-CE) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Roberto Homem / Agência Senado



16/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão debate redução da emissão de gases do efeito estufa

Relatório sobre mudanças climáticas sugere que emissões de gases de efeito estufa voltem ao nível de 1990

Comissão discute dados atualizados sobre emissão de gases do efeito estufa

Comissão debate atualização do inventário de emissões de gases do efeito estufa

Inventário irá mapear emissão de gases de efeito estufa

Rio quer reduzir emissão de gases de efeito estufa em 20% até 2020