Comissão de trabalhadores do Porto Maravilha toma posse na sexta (29)



O ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República) participa nesta sexta-feira (29) às 15h, no Rio de Janeiro (RJ), da solenidade de posse da comissão de trabalhadores das obras de revitalização da região do Porto, conhecida como Porto Maravilha.

O ato contará com a presença de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro e do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura.

Cerca de 4,9 mil trabalhadores serão beneficiados com a instalação da comissão de representantes sindicais na obra, a quem caberá dialogar com a empresa sobre as demandas dos funcionários e avaliar se as diretrizes do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Indústria da Construção estão sendo cumpridas.

Além da representação sindical, o Compromisso Nacional prevê a instalação de comissões de saúde e segurança, e ações para aprimorar o recrutamento, a contratação, e a qualificação da mão-de-obra.

Projeto

O projeto do Porto Maravilha tem por finalidade promover a reestruturação do local, por meio da ampliação e requalificação dos espaços públicos da região, visando à melhoria da qualidade de vida dos atuais e futuros moradores e à sustentabilidade ambiental e socioeconômica da área. A obra, que começou em 2011, está prevista para terminar em 2017 e foi orçada em R$ 4,2 bilhões, segundo a construtora Odebrecht.

Grandes empreendimentos já têm comissões de trabalhadores          

Com mais esta, já são 30 as comissões de trabalhadores instaladas em obras de todo o País: Usina Hidrelétrica de Jirau (3 comissões); Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (uma comissão); Refinaria Paulínia (uma comissão); Arena das Dunas (uma comissão); Teles Pires (uma comissão); empreendimento habitacional Parque das Águas (uma comissão); Mina Conceição (uma comissão); Tanques 3 – Petrobras (uma comissão); Residenciais Top Taguatinga e Top Taguatinga II (uma comissão); Residenciais Parque Paradiso, Piazza San Pietro e Piazza Navona (uma comissão); Comperj (oito comissões); Residenciais Sun Castle e Sun Palace (uma comissão); Estaleiro e Base Naval – EBN (uma comissão); Arena Pantanal (uma comissão); Residencial Ilha do Sol (uma comissão); Residenciais Parque Rainha Elizabeth, Parque Rainha Silvia e Parque Rainha Sofia (uma comissão), Residencial Reserva Sul (uma comissão), Residencial Parque Sinfonia (uma comissão); Residenciais Spazio Campo Bianco e Spazio Giallo (uma comissão); Residenciais Parque Albatroz, Parque Pelicano e Parque Fragata (uma comissão).

Atualmente, 39 obras integram o Compromisso Nacional para o Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Indústria da Construção, relativas a 22 empresas do setor da construção.

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República



28/11/2013 15:42


Artigos Relacionados


Novo diretor do Inpe toma posse na sexta-feira (1º)

Novo ministro do Turismo toma posse nesta sexta-feira (16)

Novo diretor geral da PF toma posse nesta sexta-feira (14)

NOVA MESA DA COMISSÃO DE ORÇAMENTO TOMA POSSE E ANUNCIA MUDANÇA PARA ESTE ANO

Ideli toma posse como relatora e comissão aprova primeiro relatório setorial do Orçamento

Toma posse Gilberto Miranda