Comissão debate atualização do Código de Defesa do Consumidor



Em sua primeira audiência pública, agendada para a próxima terça-feira (16), a Comissão Temporária de Modernização do Código de Defesa do Consumidor (CDC) discutirá as propostas de alteração do código com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e presidente da comissão de juristas encarregada de emitir parecer sobre o CDC, Herman Benjamin.

A audiência será realizada às 9h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa.

A comissão temporária, presidida pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e que tem como relator o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), analisará três projetos de lei (PLS) derivados do trabalho da comissão de juristas. O objetivo é ampliar as as conquistas do consumidor ao atender demandas que não existiam quando o CDC foi sancionado, em 11 de setembro de 1990.

O primeiro projeto (PLS 281/2012) introduz no CDC a regulamentação do comércio eletrônico, com ênfase na preservação do sigilo e da segurança jurídica. Já o PLS 282/2012 assegura prioridade e agilidade para as ações coletivas na Justiça. A proteção contra o superendividamento é o tema do terceiro projeto (PLS 283/2012).



11/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada reunião da Comissão de Atualização do Código de Defesa do Consumidor

Crédito responsável é destaque em debate sobre atualização do Código de Defesa do Consumidor

Comissão Especial realiza audiência sobre atualização do Código de Defesa do Consumidor

Senadores destacam atualização do Código de Defesa do Consumidor sem retrocesso

Principais pontos do anteprojeto de atualização do Código de Defesa do Consumidor

Atualização do Código de Defesa do Consumidor deve ser concluída em março