Comissão debate energia eólica como alternativa de geração energética
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza na quarta-feira (17), às 7h30, audiência pública para debater a viabilidade e as vantagens da energia eólica como alternativa na geração energética no país. A segunda parte da reunião da CI será destinada à apreciação de projetos de lei e requerimentos que pedem a realização de outras audiências públicas.
O encontro será o quinto painel sobre eletricidade alternativa dentro do ciclo de debates Energia e Desenvolvimento do Brasil da agenda da CI para o biênio 2013-2014, que tem por tema "Investimento e Gestão: Desatando o nó logístico do país". A realização do ciclo de debates foi requerida pelo próprio presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB-AL).
Foram convidados para participar da audiência pública o diretor da empresa RM Soluções em Infraestrutura, o engenheiro Adão Linhares Muniz, e a presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, Élbia Melo.
A empresa RM é especializada em infraestruturas de telecomunicações e de energia. A Associação Brasileira de Energia Eólica é uma entidade privada sem fins lucrativos que congrega empresas da cadeia geradora de energia eólica do Brasil.
Também conhecida como energia dos ventos, a energia eólica usa a força dos ventos para mover os chamados aerogeradores ou turbinas, que têm o formato de enormes cataventos ou moinhos. O vento movimenta as pás e os geradores transformam esse movimento em energia elétrica. É considerada uma das alternativas energéticas mais limpas do mundo, pois seus parques eólicos têm reduzido impacto ambiental e não emitem gases poluentes.
Atualmente, existem 115 usinas eólicas instaladas em território brasileiro. Em conjunto, geram mais de 2,6 megawatts, contribuindo para diminuir a emissão de mais de 2,3 milhões de toneladas de CO2 por ano.
12/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CMA debate participação da energia eólica na matriz energética do país
Lídice da Mata destaca investimentos na geração de energia eólica na Bahia
Walter Pinheiro defende estímulos para a geração de energia eólica
Geração de energia eólica deve crescer sete vezes até 2014, segundo EPE
Atlas Eólico identifica potencial de geração e produção de energia eólica no Estado
Casildo Maldaner: investimento em energia eólica e solar poderia evitar crise energética