Casildo Maldaner: investimento em energia eólica e solar poderia evitar crise energética
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (20), o planejamento de longo prazo e o investimento em infraestrutura como medidas para amenizar a grave crise no setor energético brasileiro.
Ele criticou o fato de o Brasil ser dependente das usinas de fonte hídrica ou térmica para produzir energia e destacou a urgência do país diversificar sua matriz energética. Segundo ele, a falta de investimentos no setor faz com que haja um aumento dos gastos públicos e das tarifas das contas de energia dos consumidores.
- Infelizmente, ao longo dos anos, demos costas a nossa capacidade ainda maior: a de operação de energia eólica. É fundamental nos preparamos para o campo da energia eólica e não só a eólica, mas também a energia solar.
Refinaria
O senador também ressaltou que o país precisa diversificar no campo da produção de petróleo e defendeu a instalação de uma refinaria no estado de Santa Catarina. Segundo ele, o estado possui uma localização estratégica no início da camada do pré-sal, excelente infraestrutura logística e mão de obra qualificada.
20/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rio de Janeiro desonera produção de equipamentos de energia eólica e solar
CMA debate participação da energia eólica na matriz energética do país
Comissão debate energia eólica como alternativa de geração energética
Universidade Federal Fluminense e empresa alemã investem em energia solar e eólica
Projeto de energia eólica recebe propostas para investimento
Casildo Maldaner quer medidas para evitar desindustrialização