Comissão debate o voto impresso nas eleições de 2014
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) iniciou a reunião destinada a debater a utilização do voto impresso a partir das eleições de 2014. A audiência ocorre a pedido do senador João Capiberibe (PSB-AP).
Estão convidados para o debate os professores de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB) Diego Aranha e Pedro de Rezende, e o moderador do Fórum do Voto Seguro na Internet, Amílcar Brunazo Filho.
Eles vão discutir o PLS 68/2010, do ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que revoga a previsão legal da impressão do voto do eleitor a partir de 2014. De acordo com norma, o comprovante de votação seria conferido e colocado, de forma automática e sigilosa, dentro da urna para auditoria posterior.
Na justificação do projeto, o autor, atualmente deputado federal, argumenta que uma série de testes da Justiça Eleitoral mostrou que a mudança provoca vários problemas como aumento das filas para votação, mais votos nulos e brancos, maior número de urnas com defeito, inclusive devido ao processamento da impressão do voto, e aumento do número de eleitores com dificuldade para finalizar o voto.
Mais informações a seguir
15/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão vai debater voto impresso nas eleições de 2014
Urna eletrônica tem falhas, afirmam especialistas em debate sobre voto impresso
CCJ confirma revogação do voto impresso
Simon acredita que dupla Campos-Marina nas eleições de 2014 vai melhorar debate
Sarney contra registro impresso do voto
TER NÃO CONSEGUIU EVITAR. RS TERÁ VOTO IMPRESSO